O empresário Percival Farquhar foi uma figura conhecida e que participou de forma ativa na história do Brasil, como um dos maiores empreendedores de nossa história, mas também como uma figura odiada por muitos e mesmo que indiretamente, com as suas ações, levou a uma das causas da Guerra do Contestado no início do século XX. De fato, já citamos o nosso personagem de hoje no artigo: O que foi a Ferrovia do Diabo??. Contudo, hoje falaremos de algumas curiosidades sobre a sua vida.
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Um cidadão do mundo
Percival Farquhar realizou investimentos em vários países ao redor do mundo: Rússia, Guatemala, Cuba, Brasil e Estados Unidos;
2. No Brasil
Realizou vários investimentos importantes no Brasil, entre eles: A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a Estrada de Ferro São Paulo a Rio Grande e a Itabira Iron Ore Company, contudo, nem todos foram bem sucedidos;
3. Na Madeira-Mamoré
Após duas tentativas que não deram certo de se construir uma ferrovia no estado de Rondônia, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Farquhar conseguiu encerrar a obra, mas durante a construção que realizou, 6 mil pessoas perderam a vida, principalmente por conta de doenças;
4. Nem tão bom negócio para Percival Farquhar
Por fim, a obra da Ferrovia Madeira Mamoré deu um prejuízo de 40 mil contos de réis a Farquhar. Inicialmente, a obra tinha sido orçada em 40 mil contos, valor que o governo brasileiro havia pago em dia durante a obra. Depois da conclusão, Farquhar pediu o pagamento de mais 62 mil contos de réis em virtude de custos não planejados, o governo brasileiro decidiu pagar apenas 22 mil contos de réis a mais e encerrar a história por ali mesmo;
5. Promessa não cumprida
Para construir parte da Ferrovia São Paulo – Rio Grande, trouxe milhares de trabalhadores de diversas cidades de todo o Brasil com a promessa de levá-los de volta de onde vieram, entretanto, quando as obras se encerraram, a promessa não foi cumprida, e as pessoas acabaram se instalando ao longo da ferrovia recém construída;
6. Causando um confronto por terras no Sul do Brasil
Durante a construção da Ferrovia São Paulo – Rio Grande, o governo pagou a empresa de Farquhar por quilometro, entretanto, esse não foi o único motivo pelo qual a ferrovia acabou aumentando de tamanho. Pelo contrato de construção, o governo concedia a Farquhar a extensão de 15 quilômetros de cada lado da linha quando fosse construída. Entretanto, ao requisitar a área, acabou desalojando muitos moradores da região, inclusive aqueles que haviam ajudado a construir a ferrovia. Esse foi um dos motivos da deflagração da Guerra do Contestado;
7. A famosa empresa Lumber
Sua empresa madeireira era localizada no sul do Brasil e se chamava Southern Brazil Lumber & Colonization Company. Essa empresa tinha uma estrutura colossal, possuía uma sala de cinema, que era novidade para a época, água quente e aquecimento em muitas casas. Além disso, relatos dizem que possuía capangas armados trazidos diretamente dos Estados unidos, com ordens de atirar nos operários descontentes.
Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!
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Fontes: History, Encyclopedia, Arquivo Nacional, G1, Folha de São Paulo