A enchente do Lago Guaíba de 1941

enchente2

Uma grande inundação é um dos maiores desastres que podem ocorrer a uma comunidade  e para uma cidade que fica ao lado de uma grande massa de água como é o Lago Guaíba, o medo de enchentes é um medo real e no artigo de hoje vamos contar a história da maior de todas as enchentes que já atingiram a cidade de Porto alegre, capital do Rio Grande do Sul.

A cidade de Porto Alegre fica ao lado do Lago Guaíba, que possui área de 496 km² e recebe a água de vários rios de grande porte como por exemplo: Rio Jacuí, Rio dos Sinos, Rio Caí e Rio Gravataí.

guaiba

Nos meses de abril e maio de 1941, o estado do Rio Grande do Sul experimentou precipitações de grande volume, por volta de 790 milímetros, que chegaram até o lago Guaíba com toda a sua força.

Além desse enorme volume de chuvas, as águas do Lago ficaram represadas devido a um vento sudoeste o que soprava as águas da Lagoa dos Patos de volta para Porto Alegre. A água subiu até o seu maior nível registrado até hoje: 4,76 metros. Mais de um metro mais alta do que a maior enchente já registrada até então, em 1873, que chegou a 3,50 m.

enchente

enchente1

Naquela época, a população de Porto Alegre era um pouco menor do que 300 mil habitantes, e destes, aproximadamente 70 mil ficaram desabrigadas. O único meio de transporte que permitiu aos porto-alegrenses se deslocar pela cidade eram os pequenos barcos que cruzavam aquelas que antes eram as ruas da cidade.

A população ficou por vários dias sem luz ou água potável, já que a usina do gasômetro, que na época era a fornecedora de luz para cidade, ficou inundada e por isso parou de funcionar, com isso, a hidráulica, que também foi tomada pela enchente, não pode mais fornecer água para a cidade.

usina do gasometro

Os bairros mais atingidos da cidade foram o Centro, Navegantes, Passo da Areia, Menino Deus e Azenha. Além de Porto Alegre, quase todo o estado do Rio Grande do Sul foi atingido pela enchente já que pela precariedade das estradas da época e pela dificuldade de trafegar pelo interior somada às grandes quantidades de chuva, muitas pessoas, senão enfrentaram enchentes, ficaram presas devido aos prejuízos causados pelo excesso de chuvas.

Segundo estudos, uma enchente como a que atingiu Porto Alegre só se repete a cada 370 anos, mas mesmo assim, a prefeitura da cidade idealizou e construiu um sistema de muros chamado Muro da Mauá, que é um sistema de proteção contra enchentes localizado entre o Cais Mauá e a Avenida Mauá, no centro histórico da cidade, o muro tem 3 metros de altura e 2647 metros de comprimento.

Até a próxima!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre a VARIG

Como foi construída a Ponte Rio-Niterói??

A Grande Muralha pode ser vista do espaço??

Fontes: Prefeitura de Porto Alegre, Sul21, Globo, Record TV, Rádio Agudo, Correio do Povo, Rádio Gaúcha, Viva Cais Mauá