A menina fantasma da Sibéria

  • por

A história contada no artigo de hoje data do início do século XX em uma cidade chamada Krasnoyarsk, na Sibéria, Rússia que ainda era comandada pelo Tsar. Então, conheça hoje um pouco sobre a história e o mistério existente nas fotografias da menina fantasma da Sibéria.

A menina fantasma da Sibéria

Recentemente, funcionários do Museu Regional de Krasnoyarsk começaram a realizar a tarefa de digitalizar uma grande quantidade de fotografias do início do século XX. Ao manipular tais imagens foi descoberto algo surpreendente: uma mesma criança foi encontrada em cerca de 20 imagens e em quatro negativos de vidro, todos capturados entre os anos de 1906 e 1908 na cidade de Krasnoyarsk.

A figura está sempre vestida de branco, fica na mesma posição e com a mesma expressão em seu rosto. Além disso, foi notado que ela nunca é a peça principal a ser retratada na fotografia. Ademais, em algumas fotos ela é uma figura tão pequena que somente após a digitalização foi possível perceber que ela estava lá.

Ao longo dos anos, as fotografias foram utilizadas como cartões postais e mesmo com a sua divulgação nunca foi notada a presença. Outro fato interessante sobre as fotografias que continham a pequena figura é que o próprio fotógrafo não foi identificado, gerando especulações que a misteriosa criança seria sua filha.

A campanha

Após a descoberta o museu lançou uma campanha, com a agência The Bad Guys para descobrir a identidade da menina. Essa campanha foi divulgada por meio do jornal The Siberian Times. A partir de então, especialistas locais passaram a analisar as fotos e afirmaram que elas não foram tiradas no mesmo dia e que ela possuiria aproximadamente 8 a 10 anos quando as fotos foram tiradas.

Uma das fotos mais surpreendentes que foram divulgadas mostra a ponte ferroviária de Krasnoyarsk por onde passa a Ferrovia Transiberiana. Nessa imagem, ela se encontra em cima de um telhado numa posição estranha para retratar a imagem que se pretendia, já que havia ponto no canto onde ela poderia ficar sem arriscar cair e se machucar.

Teorias

Entre as teorias mais famosas que tentam explicar a identidade e motivo da existência da menina nas fotografias, a mais aceita é que ela seria filha do fotógrafo ou pertence a uma família do oeste da Rússia que teria fugido para a Sibéria após ter sido perseguida.

Um fato que acendeu a polêmica sobre a identidade do fotógrafo e consequentemente da menina fantasma é que um dos negativos onde a pequena figura aparecia, pertencia a um fotógrafo chamado Ludwig Yulyevich Wonago, mas todas as outras fotos possuem apenas a assinatura com as letras FEA.

Outro mistério não explicado é o motivo de tal detalhe estar presente em várias fotos que parecem ter sido tiradas pelo mesmo fotógrafo. Até agora, a explicação mais divulgada é que seria uma espécie de assinatura criada pelo fotógrafo já que não assinava as suas fotos por algum motivo misterioso e pessoal.

Mas porque chamamos de menina fantasma??

Com o passar do tempo algumas pessoas ligadas ao espiritualismo como, por exemplo, o médium Denis Shirokov passaram a dar suas versões. Essas pessoas começaram a relacionar a presença da menina nas fotos com a existência de um fantasma recorrente. Ela teria sido morta enquanto jovem e portanto apareceria nas fotos para demonstrar algo que ninguém conseguiu descobrir.

Museu Regional de Krasnoyarsk

Logo depois, outros espiritualistas e magos seguiram a ideia de Denis. Um dos mais famosos se chama Sergey Grechishkin, que afirmou que a figura era a projeção da consciência de uma criança morta.

Apesar de tantas declarações vários outros espiritualistas alegam que a menina na foto era uma pessoa real e não um fantasma. O principal motivo de tal declaração dada por eles é que as fotos possuem as sombras projetadas pela menina.

Caso inconcluso

De qualquer forma, acredite você na teoria do fantasma ou não, somente os fatos estranhos sobre as fotografias já são suficientemente interessantes. Além disso, mesmo com a passagem do tempo e com os apelos realizados pela equipe do museu de Krasnoyarsk não foi possível descobrir a identidade da menina fantasma da Sibéria do início do século XX em Krasnoyarsk.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre RasputinPoe Toaster – Mais um mistério de Edgar Allan Poe

Fontes: Assombrado, Daily Mail, The Siberian Times, Urban Ghost Media, RT, The Siberian Times