A mistura de Coca Cola e Mentos pode matar??

mentos-y-coca-cola-759x500

Você já deve ter visto aquelas experiências científicas nas quais se mistura algum refrigerante diet ou light e algumas balas Mentos e em seguida a mistura cria tanto gás que explode, mas você já ouviu falar que essa mistura pode ser perigosa e até mesmo matar?? Será que é verdade essa afirmação ou seria apenas mais uma lenda urbana??

Antes de mais nada, conheça um pouco sobre essa experiência no artigo: Por que a mistura Coca cola e Mentos explode??

220px-Mentos-Diet_Coke-Geyser

Normalmente essa história surge de tempos em tempos com relato de alguém, normalmente uma criança, que teria misturado Coca-Cola ou Pepsi Light com Mentos e teria morrido logo em seguida. Normalmente a notícia conta de que a combinação dos alimentos causam a formação de uma toxina que leva o consumidor a morte.

Outras pessoas levando em consideração o fato de que Mentos realmente causa uma reação física com refrigerantes, aumentando a pressão no recipiente devido a transformação do ácido carbônico em gás carbônico e água, relatam que a barriga do desafortunado consumidor chegou até a explodir. Em geral essas “notícias” são espalhadas de forma espetacular, sem uma fonte confiável e personagens genéricos, bem ao estilo de lendas urbanas já conhecidas.

Diet_Coke_Mentos

Por fim, nutricionistas afirmam que tal reação química é impossível de ocorrer já que o refrigerante e a bala Mentos são digeridos em locais diferentes. Então, em última análise a história de que Mentos e Coca-Cola combinados no estômago do consumidor possam matar ou explodir o seu estômago não se passa de uma lenda urbana, que é requentada de tempos em tempos para assustar novos públicos.

Aproveite e veja também: É verdade que engolimos insetos durante o sono?? e É verdade que: O navio Cotopaxi reapareceu??

Até a próxima!!

Fontes: Nerd Maldito, e-Farsas, Superinteressante, Ciência e Saúde, Caza Hoax, Super Comentário