Por que as abelhas estão desaparecendo??

abelha

As abelhas são um dos animais que mais auxiliam os seres humanos. Isso ocorre devido a polinização de frutas, legumes e grãos em sua busca por alimento. Mas algo que está preocupando o mundo todo é o seu desaparecimento. Você sabe por que as abelhas estão desaparecendo por todos os cantos do mundo??

Para se ter uma ideia da gravidade desse tema, pesquisadores estimam que aproximadamente 30 a 50% das colônias de abelhas existentes ao redor do mundo desapareceram nos últimos 10 anos. Após várias pesquisas, a maioria dos pesquisadores acredita que os animais estejam desaparecendo devido a uma soma de diversos fatores como por exemplo:

Pesticidas: Tais produtos químicos são utilizados para controlar pragas de insetos em plantações de grãos e frutas, mas que acabam também por matar os insetos que polinizam tais culturas;

Parasitas: Vários animais como o varroa destructor que costuma se agarrar as abelhas e sugar seus fluidos corporais. O varroa destructor não chegou até hoje na Austrália e para se ter uma ideia do risco que representa as abelhas, tal país possui até mesmo cães farejadores treinados para identificar frutas na bagagem dos passageiros com o objetivo de evitar a sua entrada;

abelhas2

Exploração comercial predatória: Produção comercial de produtos criados pelas abelhas faz com que tais animais possuam uma expectativa de vida menor, causando o esgotamento da colmeia de forma mais rápida;

Expansão das monoculturas: Outro grave problema é que como o sistema de monocultura se as abelhas possuem uma alimentação muito fraca, com pólen vindo de apenas uma espécie de planta. Isso faz também com que a expectativa de vida dos animais se reduza.

soja

As consequências de uma escassez de abelhas seria a redução imediata na produção de alimentos já que os animais são responsáveis pela polinização de mais da metade das espécies conhecidas de plantas.

Entre as soluções sugeridas pelos pesquisadores está a migração das colônias para áreas mais agradáveis ou menos suscetíveis ao ataque dos agrotóxicos, o controle das pragas, e a redução nas exigências de produção de tais animais.

Até a próxima!!

Veja também: Por que os pássaros não levam choque quando sentam nos fios??

Fontes: Ecotelhado, Veja, Superinteressante, Diário de Biologia, Noctula Channel