Por que a água do mar é salgada??

salar2

Todo mundo sabe que a água do mar é salgada sem precisar tomar um bom gole dela, mas nem todo mundo sabe o porquê de seu sabor ser salgado. Então hoje o Sabicão responde à pergunta: Por que a água do mar é salgada?

No início foi a chuva

Quando o Planeta Terra se formou, isso 4,5 milhões de anos atrás, grandes quantidades de vapor estavam na atmosfera, com as fortes chuvas que se seguiram, a terra foi lavada e os sais que estava em sua superfície foram levados para os pontos mais fundos do relevo, esses pontos também se tornaram depósitos de água, tornando a água salgada.

Ao longo dos períodos seguintes, o ciclo continuou a ser realizado, com a evaporação, chuva em áreas continentais e água seguindo para o mar e levando mais sais para a sua composição.

mar sal

Hoje em dia, a concentração não sofre aumentos consideráveis, mesmo que o ciclo continue ativo. Esse efeito pode ser observado pois, além da utilização humana, vários animais, entre eles, as tartarugas, corais, moluscos, utilizam os sais para sua sobrevivência.

Composição

Os sais de nossos oceanos não são compostos somente de cloreto de sódio, o nosso sal de cozinha. Também temos em sua composição outros minerais, como o magnésio, o cálcio e o potássio.

Hoje, temos uma concentração de 33 a 37 gramas de sais a cada litro de água na maior parte dos mares. Essa concentração não é homogênea já que, em determinadas áreas que recebem grandes quantidades de água doce, em geleiras e na foz de grandes rios, a injeção de água doce acaba por diluir a quantidade de sais, reduzindo a sua concentração. Um bom exemplo disso é a foz do Rio Amazonas, onde uma grande área tem uma redução em sua salinidade.

mar morto

O Mar Morto, localizado entre Israel e a Jordânia, possui a maior concentração de sais do mundo. Nele, há incríveis 350 gramas por litro de água, essa salinidade exagerada é a responsável por permitir que as pessoas boiem com maior facilidade em suas águas. Essa anomalia se deveu a irrigação que desviou muita água de seu principal afluente, o Rio Jordão.

Até a próxima!!

Veja também: Conheça o incrível Salar de Uyuni

O que é o Sal do Himalaia??

7 fatos que você deveria conhecer sobre o sal

Fontes: G1, UOL e Mega Curioso