Por que água e óleo não se misturam??

  • por

Uma das primeiras experiências científicas que fazemos em nossa vida é a de colocar um pouco de água e um pouco de óleo em um copo. Esse experimento é feito para comprovar que os dois não se misturam. Mas você já se perguntou por que as duas substâncias não se misturam??

Divididos no copo

Para ser mais tecnicamente correto, na verdade, as duas substâncias podem ser misturadas entretanto, formam uma mistura heterogênea, e assim o correto é dizer que o óleo não se dissolve em água.

E inicialmente, para explicar o porquê de as duas substâncias do nosso tema de hoje não se misturarem, devemos considerar que elas possuem polaridades diferentes. Isto é, as moléculas de água são polares enquanto as moléculas de óleo são apolares.

Crédito: Victor Blacus

Outro fator que deve ser levado em conta é o fato de que as moléculas de água são feitas por meio de ligações de hidrogênio e mesmo que as moléculas de óleo sejam atraídas pelas moléculas de água, tal atração é menor do que a ocorrida entre as moléculas de água. Além disso devemos ter em conta de que as substâncias possuem densidades diferentes sendo que a água é mais densa do que o óleo e acaba ficando abaixo deste.

Então, concluímos que as duas substâncias não se misturam homogeneamente devido à soma desses fatores. Além disso, ainda podemos concluir que o óleo pode ser chamado de hidrofóbico, palavra que significa quem tem fobia ou aversão a água.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre a água

Por que cachorro molhado cheira mal??

Por que a mistura Coca Cola e Mentos explode??

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes: Estrelas e Planetas, Megacurioso, É Porque, Alunos Online, Gênios da Ciência, UOL, Escola Kids