Alessandro Moreschi – O Último Castrato

  • por

Durante muitos séculos persistiu uma técnica de castração de jovens com a intenção de que mantivessem a voz parecida com a voz feminina e pudessem cantar em óperas. Com toda a certeza você deve ter ouvido falar, pelo menos superficialmente dessa história. Entretanto. o que iremos contar hoje é sobre Alessandro Moreschi, conhecido como o último castrato que existiu.

Alessandro Moreschi – castrato

Essa história se torna bizarra a cada vez que a conhecemos mais e por certo você deve pensar que o último castrato deve ser algo muito antigo, não é verdade?? Essa técnica desumana deve ter sido abolida na idade média pelo menos… Contudo, e infelizmente para muitos desses jovens, essa não foi a realidade. Por outro lado, veremos que nosso personagem de hoje não teve a intenção de se tornar castrato, mas sofreu um acidente médico que o deixou assim.

Os castrati só foram gradualmente desaparecendo das óperas europeias durante o século XVIII. Na Igreja Católica, eles persistiram até meados do século XIX e foram definitivamente proibidos em 1870.

O último deles se chamava Alessandro Moreschi, nasceu em 11 de novembro de 1858 em uma família carente, na região de Roma e sofreu uma cirurgia em 1865, para tratar uma hérnia inguinal, que causou a sua castração.

Apesar de não ter sido submetido a tal cirurgia para manter sua voz inalterada, utilizou o fato e entrou para aulas de canto em 1870. Foi escolhido para fazer parte do coro da Capela Sistina em 1883 e em 1898 assumiu a diretoria do coro, posição que manteve até 1913.

Deixando a voz para a posteridade

Foi o único castrato que chegou a gravar a sua voz para a posteridade. Isso ocorreu por volta de 1902 a 1904 em 17 gravações realizadas em cilindros de cera. Por fim, devido a sua voz e sua apresentação no funeral do Rei Umberto I da Itália, recebeu o apelido de “O Anjo de Roma”.

Apesar do sucesso que possuiu em vida, faleceu sozinho e até mesmo sem a companhia de seu filho adotivo, o tenor e ator Giuglio Moreschi em 21 de abril de 1922.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: Milli Vanilli – O maior vexame da história musicalO que foi o Show Sangrento de Altamont??

Fontes: Notas, Focus, Bizarro Bazar, EBC Rádios, Blog da Lux