É comum que associemos as flores a um perfume agradável e que aguça nossos sentidos. Muito raro é pensarmos que uma flor podem exalar um cheiro desagradável ou que se assemelhe a carne apodrecendo. E com um cheiro extremamente desagradável, a flor Arum Titan (Amorphophalus Titanum) é considerada a flor mais fedorenta do mundo. Então, venha conhecer essa flor peculiar no artigo de hoje.
Flor cadáver
Mais uma vez, pode parecer estranho que uma flor seja chamada de “flor-cadáver”, contudo, esse é um dos nomes pelos quais é conhecida a gigantesca flor Arum Titan. Para se ter uma ideia de seu tamanho, ela pode atingir até 3 m de altura e pesar 75 kg. Foi descoberta em 1878 pelo botânico italiano Odoardo Beccari e é proveniente das florestas tropicais de Sumatra, uma ilha da Indonésia.
O nome pelo qual é conhecido, “flor-cadáver”, se deve ao momento de sua floração, quando exala um cheiro nauseabundo, que pode ser comparado ao cheiro de um cadáver de um animal em decomposição. De acordo com pesquisadores, o seu fedor tem a função de atrair insetos, como as moscas e os besouros, que comumente se alimentam de carne em decomposição, para que estes façam a sua polinização.
Além disso, a floração dessa planta ocorre por curtos períodos de tempo, em média por três dias. Ou seja, o cheiro deve ser forte para conseguir atrair o maior número de animais possível nesse curto espaço de tempo e assim conseguir perpetuar a sua espécie.
Em extinção
Além disso, a Arum Titan vive cerca de 40 anos e, durante esse período, floresce por quatro vezes, no máximo. Levando esse fato em consideração e entendendo que os locais onde ela geralmente crescia foram reduzidos como passar do tempo, podemos considerar que a flor cadáver se encontra em risco de extinção.
Outro importante fato a ser citado é que, apesar de seu enorme tamanho, ela não é maior do que a a “flor monstro” (rafflesia arnoldii). Essa é uma espécie endêmica de Sumatra é Bornéu e que, pode atingir mais de um metro de diâmetro. Além disso, possui um cheiro muito parecido, também com intuito de atrair animais para sua polinização
Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!
Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!
Veja também: Tour astronômico no Deserto do Atacama
* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.
Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): UOL, Tudo Interessante, Só Científica