As duas polegadas de Martha Rocha

martha-rocha

Maria Martha Hacker Rocha é o nome da baiana que tem em seu currículo a façanha de ser a primeira mulher a ser eleita Miss Brasil, ainda naquele longínquo ano de 1954. No artigo de hoje vamos conhecer um pouco da polêmica que se perpetua desde o dia em que ela perdeu o título de Miss Universo e que muitos brasileiros consideram uma decisão errada por parte dos membros da comissão julgadora do concurso.

Martha tinha 18 anos quando foi eleita a Miss Bahia, em pouco tempo já foi escolhida como a Miss Brasil, de forma unânime pelos jurados. Sendo então qualificada para o concurso de Miss Universo que seria realizado nos EUA.

Ela era a favorita e até mesmo os norte americanos acreditavam que ela seria a ganhadora. Mas no meio do caminho que separava Martha Rocha do título havia uma outra concorrente chamada Miriam Stevenson e além dela, duas polegadas.

As duas misses empataram em todos os quesitos, chegando ao critério de desempate, sugerido pela empresa patrocinadora do concurso, uma empresa que fabricava maiôs, qual das duas mulheres ficava melhor em um maiô da marca.

Miriam Stevenson

Miriam Stevenson

Segundo a história conta, a nossa Miss Brasil perdeu devido a possuir duas polegadas a mais em seu quadril, deixando o prêmio para a concorrente. Miriam Stevenson então deu a Martha Rocha o carro que havia ganhado, como prêmio de consolação.

martha-rocha2

Com a passagem do tempo essa versão ganhou força entre as pessoas, mas ela é contestada por algumas pessoas. Em geral, o principal argumento de tais pessoas diz que essa versão teria sido inventada pelos jornalistas da revista “O Cruzeiro”, para reduzir a dor no ego dos brasileiros após a derrota.

Apesar disso, a história de Martha Rocha, nossa primeira Miss Brasil, ganhou os corações e mentes do povo brasileiro e se encontra gravada para sempre entre aqueles que assistiram a Miss Brasil representar o nosso país no exterior.

Veja também: 7 filmes brasileiros com maior bilheteria e 7 fatos que você deveria conhecer sobre Ouro Preto

Até a próxima!!

Fontes: Certo Sabor, Bonde