As toupeiras são cegas??

  • por

 

Uma das histórias mais conhecidas sobre os animais diz respeito às toupeiras e a sua visão. Com toda a certeza você já deve ter ouvido a afirmação de que as toupeiras são cegas. Mas será que essa história é verdade, ou apenas mais uma lenda urbana?? Então, conheça a resposta para essa pergunta no artigo de hoje.

As toupeiras são cegas??

Não, a maioria das toupeiras não são cegas (apesar de existirem algumas que são), mas a sua visão é bem ruim, por isso, elas guiam-se através do olfato, que é muito sensível. Esse olfato faz com que o animal possa se deslocar de forma eficaz pelos tuneis que cava e caçar pequenos animais para se alimentar.

Outro sentido muito utilizado pelas toupeiras é o tato, e ele também permite que os animais não se percam nos túneis cavados por elas.

Em parte, devido aos hábitos noturnos e o fato de que o habitat principal do animal é em túneis abrigados da luz, o sentido da visão não faz muita falta para elas e podem “se virar” com os sentidos restantes.

Um fato interessante sobre esses simpáticos animais é que as fêmeas e os machos constroem juntos os túneis que formam as suas moradias. Normalmente os animais que são seu alimento chegam a sua casa voluntariamente, através das paredes de suas tocas. Então elas não precisam ser exímias caçadoras.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: 7 fatos que você deve saber sobre as Linhas de Nazca 2A máquina de movimento perpétuo de Charles Redheffer

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): Saúde Animal, Último Segundo, Aventuras no Conhecimento, Oh My Mag