O que são Aurora Boreal e Austral??

 

aurora_boreal-900x530

O planeta Terra nos proporciona verdadeiros shows em eventos naturais fantásticos e sem igual, mas que dependem de determinadas condições para ocorre. Levando isso em consideração, então você já deve ter ouvido falar de alguns shows de luzes coloridas e brilhantes que ocorrem nas regiões polares do globo, as Auroras Boreal e Austral. Mas você sabe o que elas são e como ocorrem?? Assim sendo, vamos conhecer hoje um pouco sobre a aurora boreal e a aurora austral.

Auroras Boreal e Austral

Antes de mais nada, é importante esclarecer que esses eventos magníficos ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do Planeta Terra. Ademais, quando o fenômeno ocorre em regiões próximas ao Polo Norte é chamado de Aurora Boreal, por outro lado, quando ocorre próximo ao Polo Sul é conhecido como Aurora Austral.

aurora boreal

Esse fenômeno pode ser visto a olho nu durante a noite ou nos períodos do final da tarde. É mais comum nos meses de fevereiro a abril, setembro e outubro e pode ter várias cores diferentes: vermelho, azul, amarelo, verde e laranja.

Além disso, é importante esclarecer que o termo Aurora Boreal foi criado pelo famoso astrônomo Galileu Galilei em homenagem a deusa romana do amanhecer, Aurora e ao deus grego do ventos norte, Boreas. Além disso, é curioso que as auroras polares não são exclusividade do nosso planeta. Vênus, Marte, Saturno e Júpiter também possuem o fenômeno que pôde ser observado até mesmo pelo telescópio Hubble.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: O que era a pena de degredo??

O que foi o Show Sangrento de Altamont??

Qual foi o maior tubarão que já existiu na Terra??

7 fatos que você deve saber sobre Galileu Galilei 2

Fontes: Só Geografia, Terra, Essas e Outras, Azeheb, Sua Pesquisa