É verdade que a avestruz enfia a cabeça no buraco??

  • por

É uma cena clássica: uma avestruz, em um momento de muito medo, toma a única decisão possível para a sua espécies: enfiando a cabeça em um buraco no chão. Mas será que essa história é verdade ou apenas mais uma lenda urbana?? assim sendo, vem com a gente conhecer a resposta para essa dúvida.

Crédito: Yathin S. Krishnappa

Mais uma lenda

A resposta é… Não!! Aquela informação que você aprendeu com os desenhos animados e filmes de comédia não passa de mais um mito. Quando esses animais se sentem ameaçados é mais comum que tentem se defender ou fujam o mais rápido que podem. Além disso, é importante lembrar que eles podem atingir velocidades de mais de 80 km por hora.

Caso escolham lutar, um avestruz pode dar um chute em seu agressor. E devemos dizer que elas possuem esporões em suas patas que podem tornar o golpe mortal. Existem até mesmo registros de avestruzes que conseguiram matar leões com seus poderosos coices.

A origem do mito

De acordo com pesquisadores, essa história de que os avestruz enfiam a cabeça em um buraco na terra quando se sentem ameaçadas não tem uma origem comprovada. Contudo especula-se que pode ter surgido da observação de sua forma de se alimentar.

Como são animais que se alimentam de vegetais, sementes, folhas secas, raízes e insetos e tem por seu habitat as savanas do continente africano, com vegetação de baixa altura, quem as observa de longe pode acreditar que ela estaria enfiando a cabeça em algum buraco.

Existe ainda outra versão que diz que alguns avestruzes, quando detectam alguma ameaça, antes de serem vistos por ela, podem se abaixar para tentar se esconder em meio a vegetação.

Ademais, como curiosidade sobre as avestruzes, podemos dizer que ela é a maior ave que não pode voar, tem uma altura média de 2 a 2,5 metros e pesa, quando adulta, entre 100 e 150 kg. Além disso, aquela velocidade que falamos acima a coloca como o animal bípede mais veloz da terra.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre a Penicilina

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): Super Interessante, Mega Curioso, UOL, Hypescience, Einoffenesherz