Por que as bananas escurecem na geladeira??

  • por

Ninguém dúvida que as frutas devem estar presentes em qualquer dieta saudável e o seu consumo é estimulado, contudo, elas não duram muito, não é verdade?? Mas você sabe porque isso ocorre?? Então, no artigo de hoje vamos responder a dúvida: por que as bananas escurecem quando as colocamos na geladeira??

Bananas e geladeiras

Muitas pessoas tem a intenção de conservar as bananas colocando-as na geladeira, o problema é que ao fazer isso, as frutas tem a sua casca escurecida prematuramente, dando ao vegetal uma aparência feia e de que está estragada.

Para que possamos entender o escurecimento da casca da banana, é necessário compreender que o processo se dá através do trabalho de enzimas, mais precisamente da polifeniloxidase. Essa enzima reage com o tanino presente na casca da banana e a interação entre as substâncias dá origem a compostos marrons que caracterizam a cor da casca da banana nessa situação, que também é conhecida como: “injúria pelo frio”.

O interessante sobre isso é que em muitas vezes a cor da casca não interfere na qualidade da banana. Ou seja, ela pode estar escura por fora, mas por dentro estará apta para o consumo. Uma dica é guardar a fruta a uma temperatura acima de 13°C, pois abaixo dessa temperatura as bananas passam a apresentar aparência nada agradável.

Claro que a injúria pelo frio não deve ser confundida com o processo de apodrecimento do fruto. Em tal prcesso, o fruto se encontra impróprio para o consumo devido a ação de microorganismos. Por outro lado, na injúria pelo frio existe um efeito comum do fruto e ele pode ser consumido.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: Os alimentos demoram 5 segundos para se contaminarem quando caem no chão??

É verdade que a margarina tem apenas uma molécula a menos que o plástico??

Fontes: USP, Brasil Escola