É verdade que o café cura a embriaguez??

  • por

Muitas vezes nos deparamos com crenças populares e receitas que tem a intenção de melhorar a nossa vida. Um dos setores que mais registram esses tipos de receitas é a medicina popular com seus chás, pomadas e simpatias que prometem curar várias doenças. Diante disso, surgem algumas dúvidas interessantes sobre a efetividade de algumas dessas receitas de nossas avós e frequentemente nos perguntamos se todas elas são verdade. Assim sendo, no artigo de hoje vamos descobrir se é verdade que o café cura a embriaguez.

Café e bebida alcoólica

A cena é clássica: uma pessoa embriagada recebe uma xícara de café quente e doce para curar a embriaguez. Bom, de acordo com a comunidade científica, em pesquisas realizadas recentemente, o álcool gera um efeito de excitação que faz com que o consumidor fique mais alerta por aproximadamente duas horas após beber. Contudo, aproximadamente duas horas após o consumo, o corpo passa a relaxar e aumentam os níveis de sono. Isso faz com que a pessoa que consumiu a bebida alcoólica fique menos alerta do que o normal.

Por outro lado, após o consumo de café, a pessoa fica mais alerta e acordada e, se isso ocorrer após duas horas depois do consumo da bebida alcoólica, apenas neutralizará o efeito do relaxamento proveniente da passagem do tempo. Ao invés de cortar os efeitos da embriaguez, consumir o café fará com que você observe uma pessoa embriagada e e bem alerta. Então, a resposta para a pergunta “é verdade que o café cura a embriaguez” é: Não!!

Mas o que funciona??

De acordo com estudos, o consumo de água pode ajudar a evitar a embriaguez mais séria. Isso ocorreria pois a água diluiria a bebida alcoólica no corpo do beberrão e faria com que o álcool fosse absorvido em menor quantidade. Outro ponto positivo do consumo de água durante a bebedeira é que a água evita a desidratação causada pela bebida alcoólica. Por fim, o consumo de água reduz também os efeitos da tão indesejável ressaca.

E durante a ressaca??

As pesquisas mais recentes dizem que o consumo de café não tem o poder de curar totalmente a ressaca. Contudo, algumas das características da bebida podem reduzir alguns dos sintomas. Isso ocorre pois o café possui a cafeína, que é uma substância conhecida por suas características estimulantes. O consumo de cafeína reduziria a dor de cabeça e a sonolência e pode auxiliar na atividade mental, principalmente se for adoçado, por aumentar a energia do corpo.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: O que causa a acne??O que é hérnia de disco??

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): G1, Drauzio Varella, BBC, Canal Rural