É verdade que o chocolate causa acne??

  • por

Todas as pessoas que já tiveram problemas com acnes e espinhas já escutaram que alguns tipos de alimentos são os seus causadores. Um dos mais lembrados desses alimentos é o chocolate, mas será que ele é um dos vilões causadores das tão odiadas acnes?? Assim sendo, vamos conhecer mais essa informação a seguir.

Sim, mas também não

Infelizmente para quem gosta de chocolate, essa não é mais uma lenda urbana já que existem estudos que confirmam a teoria. Segundo tais estudos, isso ocorre pois o chocolate possui um alto índice glicêmico e o seu consumo pode aumentar a produção das glândulas sebáceas e agravar os problemas de quem já possui a pele oleosa. Esse alto índice glicêmico leva a picos de insulina e leva o açúcar diretamente para dentro da célula. Então, é exatamente esse pico de insulina que causa o aumento da oleosidade da pele.

Essas conclusões se encontram em um interessante estudo realizado em 2013 que foi realizado em camundongos e levantou a hipótese de que o consumo excessivo de chocolate poderia causar uma reação exagerada por parte do sistema imunológico sobre dois tipos de bactérias que se encontram na pele humana e são causadoras da acne devido a um agravamento na situação de quem já possui a predisposição para isso.

No entanto, estudos apontam que se consumido com moderação, o chocolate pode até mesmo ajudar a pele. Isso ocorre pois o chocolate possui antioxidantes, minerais e aos polifenóis presentes em sua composição. Em geral, para aproveitar ao máximo essa boa característica do alimento, devem ser preferidas as suas versões meio amargo ou amargo, com presença de mais cacau em sua composição.

Então, vai um chocolate aí??

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: Como é feito o chocolate?

Os alimentos demoram 5 segundos para se contaminarem quando caem no chão??

Fontes: Derma Club, Tua Saúde, UOL, Health Line