Chocolate Rain, a música usada pelo grupo Anonymous

  • por

Provavelmente você deve ter visto que o grupo hacktivista Anonymous utilizou uma música chamada “Chocolate Rain” para inutilizar os scanners da polícia de Chicago durante a onda de protestos que varre os Estados Unidos após o assassinato de George Floyd, não é verdade?? Caso você não tenha visto essa história pode conferir aqui ou aqui. Mas você sabe por que essa música em especial foi utilizada ou qual a história desse som?? Então, vem com a gente descobrir no artigo de hoje.

Uma música, um meme

Tudo se iniciou com a interpretação, por parte do cantor Tay Zonday (nome artístico de Adam Nyerere Bahner) da canção Chocolate Rain, em seu apartamento e a gravação de um vídeo de 4 minutos e 52 segundos. Tal vídeo se tornou viral e “derrubou” a internet lá pelos idos de 2007. Logo depois do lançamento, fóruns da internet, sites de memes e o próprio Youtube deram muita visibilidade ao vídeo e alçaram Tay Zonday a participações em programas de entrevistas e em participações em outras obras audiovisuais, como por exemplo, o clipe da banda Weezer para a música “Pork and Beans” e o comercial da marca de refrigerantes Dr. Pepper.

Além disso, a sua composição correu o mundo, não só pelo vídeo viral, mas também pelas entrevistas e notícias sobre ele. Em 2008, o vídeo foi escolhido como o vídeo viral mais quente de 2007 pela CTV, rede de televisão canadense.

O porquê da música

Mas, a essa altura você deve estar pensando o porquê de essa música em especial ter sido escolhida para desabilitar os scanners, não é verdade?? Mas, é importante sabermos que, ao que parece, essa escolha não foi feita ao acaso. Isso pode ser explicado pois o próprio autor, quando questionado sobre o sentido dos versos contidos na obra, afirmou que se tratava de uma metáfora do racismo que aflige a sociedade norte americana, principalmente contra os afro americanos.

De acordo com uma declaração do próprio intérprete em entrevista concedida ao portal “The Irish News”, por ocasião do décimo aniversário de seu vídeo: “Sinto que Chocolate Rain é tão relevante hoje como era há 10 anos”. Nos parece que nesses últimos tempos, a canção se tornou ainda mais relevante.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Veja também: Biografia – Quem foi Martin Luther King

Quatro conflitos internos na história do Brasil

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): Museu de Memes, Know Your Meme, Vice, Consequence of Sound, Hack Read; Live for Live Music, Life Hacker, Pop Culture, Irish News