O que são os circos de pulgas??

  • por

Com toda a certeza você já deve ter ouvido falar dos famosos circos de pulgas. Mas, você acha que é possível realizar o treinamento de animais tão pequeninos como elas para que participem de truques e espetáculos circenses?? Então, no artigo de hoje vamos falar sobre um dos espetáculos mais populares durante os séculos XVIII e XIX: os circos de pulgas.

Os circos de pulgas

Antes de mais nada, é importante explicar que, caso você não saiba o que eles eram, os circos de pulgas eram espetáculos que mostravam os truques que geralmente consistiam em fazer com que pulgas virassem trapezistas, equilibristas e até mesmo fossem lançadas de canhões. Dessa forma, eles eram vistos de forma muito comum por toda a Europa e encantavam milhares de espectadores por onde passavam.

Algumas vezes alguns proprietários desses circos costumavam divulgar que alguma de suas artistas havia fugido e por isso dava uma gorda recompensa para quem pudesse encontrá-la.

Mas encontrar uma pulga fugitiva?? Claro que essa história parecia estranha, e era mesmo…

Na verdade, você pode imaginar a dificuldade que deveria ser treinar um animal tão pequeno a ponto de fazê-lo participar de um show. Por isso, eram utilizados animais mortos ou algum material que parecesse com uma pulga e com muita habilidade e ilusão de ótica tudo era encenado, pelo apresentador do show.

Alguns circos de pulgas ainda se mantém em atividade até os dias atuais na Europa, nos Estados Unidos e até mesmo no Brasil. Mas apesar do tempo passado, o sistema permanece quase o mesmo, somente se diferenciando daquele do XIX pela agregação de um pouco de tecnologia.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: O circo no Brasil – História e atualidade7 fatos que você deveria conhecer sobre as baratas

Fontes: Superinteressante, BBC, Meio Mar Meio Rio