Por que a mistura Coca Cola e Mentos explode??

  • por

Várias experiências podem ser feitas em casa, sendo uma das famosas a mistura de Coca Cola e Mentos que gera uma enorme reação químicas que faz a garrafa parecer um vulcão. Com certeza você já deve ter visto ela ocorrer ao vivo ou em algum vídeo na internet. Mas já parou para pensar em como a reação ocorre??

O chafariz e a sua explicação

O equilíbrio existente na garrafa de refrigerante é muito tênue e pode ser facilmente quebrado com a inclusão de algum outro elemento na mistura. Na experiência, esse outro elemento faz com que o ácido carbônico se decomponha em água e gás carbônico. Em seguida, ocorre um grande aumento da pressão interna da garrafa e causa uma espécie de explosão.

O evento é mais visível com a bala de Mentos uma vez que o doce possui em sua composição o ácido cítrico e essa substância possui maior potencial de criar gás carbônico. Além disso, as balas Mentos possuem uma superfície irregular, causando a geração de uma quantidade maior de bolhas.

O resultado da experiência pode ser visto de forma mais acentuada com o refrigerante diet ou light. Isto ocorre pelo fato de eles não possuírem açúcar e portanto serem menos densos do que o refrigerante normal, o que potencializa a reação química.

Como curiosidade podemos citar um fato: Em 2010, um grupo de mexicanos quebrou o recorde de maior número de pessoas fazendo a experiência da mistura de Coca Cola e Mentos ao mesmo tempo com a incrível marca de 2433 pessoas.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: Qual foi o maior tubarão que já existiu na Terra?? e O que é o Carbono 14 e para que serve??

Fontes: Mundo Estranho, Cinética em Química, Química E