Você sabia que a cocaína já foi vendida em farmácias??

  • por

Com toda a certeza você sabe que as pesquisas científicas avançam e descobrem novos novas características de vários compostos que utilizamos no dia a dia. Por vezes descobrimos novas utilidades de produtos que utilizamos em nosso dia-a-dia mas, em outras vezes descobrimos reações adversas e riscos de utilizar substâncias que eram comuns e até mesmo fáceis de serem adquiridas. Um desses casos de compostos que se revelaram nocivos para a saúde foi a cocaína, que por muito tempo foi vendida em farmácias livremente e somente depois demonstrou seus efeitos nocivos e acabou sendo sistematicamente proibida em todo o mundo. Então, veja como foi essa história.

A cocaína

A partir da metade do século XIX a cocaína passou a ser utilizada para tratar a dependência química em morfina, um grande problema daqueles tempos. A droga era receitada também como analgésico em caso de doenças como o câncer ou até mesmo para a realização de cirurgias. Um fato interessante sobre isso é que até mesmo a Coca-Cola utilizava a cocaína entre os seus compostos desde sua criação até o ano de 1903 e costumava ser vendida em farmácias.

A compra do produto não era rara e era possível encontrá-la em farmácias de forma fácil. Em vários produtos ela era misturada a outros compostos, como na imagem acima, onde era incluído um vinho com cocaína e em várias apresentações diferentes como tabletes, xaropes, bebidas e pastilhas. Até mesmo as revistas e os jornais daqueles dias costumavam trazer vários anúncios sobre a droga em suas páginas. Alguns desses anúncio diziam que a cocaína podia ser usada para tratar problemas de gargantas e teve seu uso defendido inclusive por Sigmund Freud com o intuito de tratar problemas mentais (depois de testes, ele concluiu que o uso não seria adequado).

A proibição

Mas o tempo de liberação da droga duraria pouco. Com o passar do tempo, vários estudos foram sendo realizados e vários países passaram a proibir o seu uso. A primeira nação a proibir a venda da droga foi os Estados Unidos, em 1914. O Brasil restringiu o uso da droga na mesma ocasião do ópio e da morfina, em 1921. Por fim, as restrições à maconha passaram a ser registradas em 1930. Contudo, foi apenas em 1938 que foi editado o decreto-lei que proibiu totalmente a posse, o uso e a venda de todas essas drogas.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: A margarina foi criada para alimentar Perus??

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): Revista de História, Guia do Estudante, Terra, Manual do Homem Moderno