O que é o código de hamurabi??

  • por

Todos nós vivemos em sociedade, isso não é nenhuma novidade e para que isso ocorra de forma tranquila, precisamos de leis que organizem a forma como nos comportamos e agimos uns com os outros. Dessa maneira, um dos primeiros exemplos de algo que tente suprir essa necessidade é o Código de Hamurabi. Mas você sabe o que ele é?? Então, conheça hoje um pouco sobre o que é o Código de Hamurabi.

Código de Hamurabi

O rei Hamurabi comandou a Babilônia entre os anos de 1792 a 1750 a.C. sendo conhecido por ter expandido o império e criado o código que levou o seu nome, que tinha o objetivo de regular a vida dos homens da região da época. Tal código possuía 281 artigos e versavam sobre a relação entre os homens da época no que dizia respeito a contratos, às relações pessoais, aos bens, à vida das pessoas, crimes em geral, relação com escravos, entre outros temas.

Características

O Código de Hamurabi se encontra talhado em um monumento e é constituído de 46 colunas em escrita cuneiforme acádica. De fato, o Incrível monólito possui 2,25 m de altura e curiosamente é desprovido da cláusula número 13 por questões de superstições da época. Dentre as cláusulas do código de Hamurabi existe o que ficou conhecido como Lei de Talião ou “olho por olho e dente por dente”. Em tais cláusulas é instituída uma espécie de direito de vingança contra aqueles que ofendem ou prejudicar determinadas pessoas.

O código também cria uma espécie de sistema de castas onde os Awilum possuíam direitos maiores que os Muskênum. Contudo, as duas classes possuíam direitos maiores que os escravos que eram conhecidos como Wardum.

O monólito onde se encontra o código foi descoberto por uma expedição francesa chefiada por Jacques de Morgan em 1901. Ele estava no local onde ficava a antiga cidade de Susa, na região onde hoje é localizado o Irã.

O código de Hamurabi juntamente a outros códigos que foram escritos na época tornou-se a base do que hoje é conhecido como o sistema de leis da nossa sociedade.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Fontes: Mega Curioso, Mackenzie, Sua Pesquisa, Mundo Educação, Info Escola, Mais Que História, Cyber Dúvidas