Por que o Coliseu foi construído??

Coliseu

O Coliseu está localizado na cidade de Roma e é um dos monumentos mais conhecido e visitado da Itália. Mas você sabe qual motivo da construção desse que até hoje ainda é o maior anfiteatro do mundo?? Vamos conhecer um pouco mais sobre isso no artigo de hoje.

O Coliseu foi construído em 10 anos pelos imperadores Vespasiano e Tito entre os anos de 70 e 80 d.C. por uma mão de obra formada de 60 mil escravos judeus. Sua grandiosidade inspirou internautas a escolherem o local como uma das 7 maravilhas do mundo moderno em uma votação realizada em 2007.

coliseu 2

O primeiro motivo que levou o Império Romano a realizar a construção da arena foi o de presentear a população e aumentar a sua popularidade junto a eles, por isso, os jogos realizados no local eram gratuitos e era realizada a distribuição de pão para a plateia, o que motivou aquele ditado famoso: “Pão e Circo”, usado para designar distrações criadas pelos poderosos para tirar o foco de problemas reais e manter a população alienada.

Batalha naval encenada no Coliseu

Batalha naval encenada no Coliseu

Outro fator decisivo que levou a construção do Coliseu foi a necessidade da capital do império de possuir uma arena à sua altura, e que altura!! O Coliseu tinha mais de 80 entradas e comportava uma platéia de 50 mil pessoas, além de permitir a entrada de água para a realização de simulação de batalhas navais.

Por fim, era necessário mostrar para o império e para os vizinhos, que Roma era imponente e possuía capacidade e engenharia capazes de realizar uma grande obra e que obra melhor para isso que um coliseu dessas dimensões??

Até a próxima!!

Veja também: Quais eram as 7 maravilhas do mundo antigo??

7 fatos que você deveria conhecer por sobre Paris – 2

7 fatos que você deveria conhecer sobre a Torre Eiffel – ll

Fontes: Around Rome Tours, Serious Facts, Oh Fact, Tricurioso