Como é fabricado o chocolate??

chocolate

Hummm, o próximo post é delicioso, e falaremos de um dos alimentos preferidos da maioria das pessoas: o chocolate. Uma deliciosa obra prima fabricada a partir do cacau, mas você sabe como é feito o chocolate? Vamos ver juntos.

Naturalmente delicioso

A fabricação do chocolate começa muito antes de seu ingresso na fábrica que o transformará em produto acabado, até lá, muitas etapas são importantes para que o produto final possua a qualidade que os paladares desejam.

pa23031531

Ele é feito com as amêndoas do cacau, ou seja, suas sementes, cada fruto possui entre 25 a 50 amêndoas, sendo que elas possuem um sabor amargo. As frutas do cacau são quebradas e as amêndoas são preparadas para a secagem, a fim de eliminar o excesso de água de sua composição. Em média, ficam ao sol por um período de 8 dias.

Comportamento fabril

Logo que chegam na fábrica, as amêndoas que vieram diretamente da fazenda passam por um processo de torrefação, que retira o restante da sua água e as prepara para a trituração, que seve para retirar a sua casca.

Depois disso, as amêndoas já descascadas, vão para a moagem, o resultado desse processo, ao contrário do que pode se pensar, não é um pó, mas sim uma massa pastosa, pois a composição das amêndoas trituradas é composta de mais de 50% de gorduras.

Em seguida, a massa que foi obtida é prensada; com isso são obtidos dois produtos, a manteiga de cacau e a torta de cacau. A torta esfarela-se facilmente e com parte dela é fabricado o chocolate em pó após a adição de açúcar.

É na fase da malaxação, se diferenciam os tipos de chocolate. Para produzir o chocolate preto normal, a torta de chocolate e a manteiga de cacau recebem a adição de açúcar e leite, e então forma-se a massa do chocolate tradicional. Para fazer o chocolate meio amargo, utilizam-se os mesmos ingredientes, com exceção do leite. Já para fabricar o chocolate branco não se usa a torta de chocolate.

A próxima fase é o refino, onde o açúcar é quebrado em cristais microscópicos e se melhora a textura do produto. A massa permanece em movimento e passa por várias temperaturas, para deixar o produto em condições de ser moldado e ganhar a cara final que conhecemos e consumimos.

Finalmente, a forma

A moldagem dá a forma ao chocolate; nesse procedimento, são incluídas as amêndoas, amendoins, castanhas e vários outros produtos antes de serem enchidas as formas. A partir de então, o produto é resfriado e embalado para a comercialização.

????????????????

Esses procedimentos são realizados e então, tamos como produto final o chocolate que conhecemos. E aí, quer um pedaço?

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Fontes: Galileu, Mundo Estranho, Sera Que Rola, Saúde da hora, Portal Arapiraca