Como funciona o ar condicionado??

ar-condicionado

Um grande aliado para refrescar os dias de calor dos nossos verões abafados ou muito útil também nos invernos gelados da região sul, o ar-condicionado está se tornando muito comum em residências de todo Brasil. Mas você sabe como ele funciona??

O funcionamento do ar-condicionado

O funcionamento do ar-condicionado é muito semelhante ao de uma geladeira. Inicialmente, um ventilador suga o ar do ambiente, levando esse ar diretamente a um conjunto de serpentinas. Esse sistema de serpentinas é preenchido com uma substância liquida formada por carbono, cloro e flúor conhecida como R22.

A medida que vai absorvendo o calor do ambiente, o R22 deixa de ser um líquido e passa para o estado gasoso. Logo após, ocorre o aquecimento de tal gás até uma temperatura superior a 50 graus centígrados.

ar-condicionado

Logo em seguida, esse gás aquecido passa por um condensador, que se localiza na parte de fora do aparelho, ou seja, é aquela parte do ar-condicionado que vemos do lado de fora das casas. Assim sendo, esse é o local onde ocorre a troca de calor e o resfriamento do R22, assim ele volta a ser um líquido, estando pronto para reiniciar o seu caminho.

Durante o processo, o ar que é resfriado perde umidade com o contato com o frio, em consequência,  a umidade existente no ar se condensa em forma de gotículas no interior do aparelho, são aquelas gotas que caem do lado de fora de nossas casas enquanto o aparelho de ar-condicionado está em funcionamento.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Veja também: Para onde vão os dejetos dos passageiros em aviões??

O que foi o Massacre da Praça da Paz Celestial

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Fontes: Mundo Estranho, Como Tudo Funciona, TechTudo, Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência