Como o camaleão muda de cor??

 

camaleão

As mudanças de cor dos camaleões são realmente impressionantes e fazem com que o animal pareça com o ambiente onde está inserido. Mas você sabe como o camaleão muda de cor?

A mudança de cor

O animal é um mestre na camuflagem, é verdade, e durante muito tempo pensou-se que os camaleões mudavam de cor por dispersão de hormônios pela corrente sanguínea e em seguida ocorreria a alteração de pigmento em sua pele. Algum tempo descobriu-se que na verdade o que ocorre é que os camaleões têm duas camadas dentro de sua pele, elas servem para controlar a sua cor e também sua temperatura.

camaleão

A pele do animal contém cristais de guanina, um dos componentes do DNA, tais cristais se localizam em células chamadas de iridóforos. Tais estruturas microscópicas refletem ou absorvem a luz refletida. Ao controlar o espaçamento entre esses cristais, o animal consegue refletir a luz de uma forma diferente e com cores diferentes. As cores que podem ser refletidas por cada animal variam de espécie para espécie.

Em geral, o animal utiliza essas técnicas para fugir de seus predadores ou para caçar e graças a isso, pode passar despercebido em vários ambientes. Acredita-se que o camaleão utilize a troca de cor também para se comunicar com outros de sua espécie, por exemplo na época de acasalamento ou então em relação ao humor do animal.

camaleão

O camaleão também não é o único animal a ter a característica de mudar a sua cor pois algumas outras espécies conseguem essa proeza. Só para exemplificar, lulas e polvos também conseguem, mas nesses animais o mecanismo de alteração é diferente, já que eles possuem células na pele que reagem a estímulos externos ou internos alterando a cor do animal.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Fontes: BBC, Mundo Estranho, Terra, O Globo