Como o papel é fabricado?

papel

O papel é utilizado em larga escala no mundo todo. Depois da informatização de quase todos os setores da sociedade, acreditava-se que o seu uso seria reduzido, mas ele continua presente em nossos afazeres diários. Hoje trazemos para você como se fabrica papel:

A fabricação do papel

Tudo se inicia com o plantio de árvores para a produção de celulose. Grandes áreas são plantadas com o eucalipto, em geral, tais áreas ficam próximas dos locais onde ocorrem as próximas etapas. O plantio é controlado, protegido por trabalhadores que evitam o fogo e permanecem por vários anos em formação.

Após formadas, as florestas são submetidas ao corte e são transportadas até as fábricas de papel a fim de serem picadas em pequenos pedaços. Tais pedaços são cozidos com produtos químicos e depois de algumas horas tem-se a liberação da pasta de celulose.

papel

A pasta passa por uma lavagem para retirar os produtos químicos utilizados e as impurezas existentes após o cozimento. Após essa etapa, a pasta é colocada em uma máquina chamada de mesa plana, esse equipamento é o responsável pela transformação da pasta em uma folha lisa e continua com uma grande esteira rolante.

A folha circula pela esteira e vai ao encontro de grandes rolos com a finalidade de prensar o papel para retirar o excesso de água, com isso os rolos acabam por compactar e alisar o papel. Em seguida, a extensa folha de papel passa por outra máquina que se chama enroladeira, nessa máquina, o produto da etapa anterior é enrolado em grandes bobinas.

Na etapa final, o papel é finalizado, cortado de acordo com o tamanho e espessura, e em seguida vai para as máquinas que contabilizam a quantidade de folhas que irão em cada pacote, logo em seguida são embaladas e encaixotadas para a comercialização.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Veja também: Como se fabrica o Miojo

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Fontes: Mundo Estranho, Brasil Escola, Ciência à Mão