O vidro é um dos produtos mais utilizados ao redor de todo o mundo, e apesar de ter sido substituído em partes, pelo plástico e outros produtos mais modernos, resistentes ou versáteis, a nossa vida não seria a mesma sem a existência desse produto. Mas você sabe como surgiu o vidro??
A fabricação do vidro
Existem duas teorias sobre o início da sua fabricação:
Em uma delas, os navegadores fenícios acenderam uma fogueira para preparar alimentos e se aquecer, no dia seguinte descobriram as formações e areia derretida que se assemelhavam a vidro, tais formações foram sendo desenvolvidas até chegar no produto como conhecemos hoje.
A origem mais aceita para o vidro data de aproximadamente 4 mil a.C.. Em tal teoria, vários povos antigos começaram a ter contato com o vidro após terem observado o que ocorria quando um raio atingia a areia. Os primeiros relatos de sua fabricação datam de 1400 a.C. sendo que o primeiro povo a fabricá-lo foi o egípcio.
Assim sendo, a forma mais rudimentar de fabricação do vidro é realizada com o derretimento da mistura formada pela areia, cálcio e sódio e a posterior moldagem através da sopragem do material.
A mistura do vidro permaneceu quase a mesma ao longo dos anos, as alterações ocorridas no processo de fabricação foram sendo observadas ao longo do tempo, principalmente com o aumento da mecanização e automação dos processos.
O material demora aproximadamente 4 mil anos para se decompor e pode ser reciclado de forma integral. Mas infelizmente, somente um terço de tudo o que é produzido, retorna até as fabricas para ser reciclado.
Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!
Curta nossa fanpage no Facebook!!
Veja também: Você sabe o que são fulguritos? e 7 fatos que você deveria conhecer sobre os raios
Fontes: Anavidro, FAU, TV Escola, History of Glass