Como Rasputin foi morto??

Rasputin

Um dos maiores mistérios da história russa diz respeito ao monge Rasputin e a forma como foi assassinado naquele longínquo dia 30 de dezembro de 1916. Claro que esse é apenas um dos episódios da vida desse monge misterioso, mas é um dos mais misteriosos e intrigantes, sem dúvida. Vamos conhecer essa história no artigo de hoje.

Antes de mais nada devemos lembrar que o monge possuiu muita influência sobre a família real russa por ter salvo a vida do príncipe herdeiro de uma grave hemofilia e essa influência não era bem vista pelo resto da nobreza e da sociedade da época além de ser muito criticada pela imprensa russa daqueles dias. Para conhecer um pouco mais sobre essa história, é interessante ver o artigo: Quem foi Grigori Rasputin??

Com isso em mente, três membros da nobreza: Félix Yusupov, Dimitri Pavlovich e Vladimir Purishkevich atraíram o monge para o porão da casa de Félix e o envenenaram com pedaços de bolo e vinho com um veneno chamado cianeto. Para se ter uma ideia, a ingestão de apenas 0,5 mg pode ser suficiente para matar instantaneamente uma pessoa adulta.

rasputin1

Como Rasputin não havia sofrido qualquer efeito do veneno, os homens deram três tiros nele, sendo que um dos disparos atingiu a sua cabeça. Mas a história afirma que foi apenas depois que o jogaram em um rio que Rasputin faleceu, afogado.

O seu corpo foi enterrado por ordem da Czarina Alexandra nos jardins da residência real na cidade de São Petersburgo. Seu corpo foi encontrado apenas após a revolução russa.

Mas essa teoria é apenas a mais aceita e foi criada a partir de memórias e depoimentos de seus assassinos. Muitas pessoas acreditam que na verdade foram apenas tiros que o mataram e não havia nada de mais com o monge.

Existe ainda a teoria de que o serviço secreto britânico estaria envolvido no crime, pois Rasputin estaria aconselhando o czar a negociar a paz em separado com a Alemanha durante a primeira Guerra Mundial.

Até a próxima!!

Veja também: Quem foi Grigori Rasputin??

Cinco casos impressionantes de Coincidências

O acidente nuclear de Tomsk 7

Simo Häyhä – o Morte Branca

Fontes: Knowledge Nuts, Revista TIME, Facts and Details, ATI, Encyclopedia, Portal das Curiosidades