Como Santos Dumont faleceu??

santos dumont

Santos Dumont foi um dos grandes nomes das pesquisas aeroespaciais brasileiras e por isso gravou seu nome em nossa história como grande inventor. Apesar de grandes controvérsias sobre o fato, muitos acreditam que ele tenha inventado o primeiro dispositivo mais pesado que o ar que foi capaz de voar. Sua morte também é controversa, mas você sabe como Santos Dumont faleceu??

A morte do gênio

Oficialmente, de acordo com o laudo médico escrito na época da morte, Santos Dumont faleceu em decorrência de um colapso cardíaco, no dia 23 de julho de 1932 no quarto que ocupava no Grand Hotel de La Plage, na praia do Guarujá. Na época de seu falecimento, possuía 59 anos de idade.

gfoto019c

A história passou a ser alterada nos anos seguintes, através de pesquisas realizadas por historiadores que começaram a desvendar fatos sobre a morte do inventor. Não era segredo para ninguém que ele sofria de depressão e estivera internado em um sanatório da Suíça e em outro na França. As fontes mais atuais passaram a considerar que o inventor morreu na verdade em virtude de um suicídio por enforcamento.

As especulações

A partir de então, começou-se a especular qual o verdadeiro motivo da depressão de Santos Dumont. Alguns diziam que ele não teria suportado a ideia de ver o seu invento sendo usado para a guerra e para a morte de pessoas. Segundo essas pessoas, o estopim para que ele tirasse sua vida seria o momento em que inventor teria visto um avião pertencente ao governo brasileiro atacando integrantes das forças constitucionalistas durante a revolução de 1932. Por outro lado, alguns dizem que tal informação não é verdadeira, já que ele teria até oferecido os seus dirigíveis para alguns governos, com o fim de utilização para a guerra.

santos dumont1

Com efeito, outra informação que permaneceu apenas no terreno das especulações, é o porquê de se criar um laudo com causa mortis errada. Pensa-se que isso ocorreu por conta de que o governo e a sociedade da época queriam manter a imagem sem máculas de um homem que faleceu por causas naturais e não um homem atormentado que tirou a sua própria vida.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Fontes: UOL, Terra, e-biografias, Estadão