Você sabe como se forma o petróleo?

petro monitor pt

Nesta postagem trataremos da fonte de energia mais utilizada em nossos dias atuais, matéria prima de inúmeros objetos que possuímos e utilizamos e que foi um dos maiores elementos de transformação dos últimos dois séculos: como se forma o petróleo??

O petróleo e sua formação

Antes de mais nada, o seu nome decorre da formação em latim das palavras Petra que significa pedra e Óleum que significa óleo. Igualmente, é importante entendermos que em sua composição tem-se basicamente carbono e hidrogênio.

A formação do petróleo ocorre pela deposição de materiais orgânicos no leito dos oceanos e lagos. Esses materiais sofrem enorme pressão, altas temperaturas e a passagem de milhões de anos para formar o que chamamos de óleo cru. As bacias que conhecemos foram formadas a milhões de anos e se esgotarão em aproximadamente 80 anos se o consumo continuar com os níveis atuais.

Hoje em dia, os Estados Unidos são os maiores consumidores de petróleo do mundo, seguidos da China e do Japão. Enquanto isso, a Arábia Saudita é o maior exportador mundial e a Rússia é o maior produtor.

O primeiro poço de petróleo do mundo foi perfurado no ano de 1859 nos Estados Unidos, enquanto no Brasil foi perfurado no final da década de 1890. A partir da década de 30 o petróleo do Brasil foi nacionalizado e passou ao controle da Petrobrás.

petroleo-petrobras-plataforma-2003-size-598-300x168

Através do processo de refino do petróleo, pode-se obter importantes produtos como a gasolina, os óleos combustíveis, a parafina, produtos para a construção asfáltica, nafta petroquímica, querosene, óleo diesel e solventes.

Mas apesar de todas essas importantes funções, devemos lembrar que o petróleo é responsável por boa parte da poluição atmosférica e do efeito estufa. Por isso, muitos países buscam controlar os efeitos de seu uso e temos várias pesquisas que buscam alternativas para reduzir o seu consumo.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Fontes: Petrobrás, Brasil Escola, Unicamp, Veja