Como surgiu o chiclete??

goma de mascar

O chiclete é um produto que apesar de possuir milhares de anos, sofreu profundas transformações nos últimos 150 anos que o fizeram ser o sucesso comercial que vemos nos dias de hoje. O que pouca gente conhece é como tudo começou. Hoje responderemos a questão: Como surgiu o chiclete??

O homem já masca resinas vegetais desde as civilizações antigas, acredita-se que foram os gregos que iniciaram essa prática, utilizando resinas de árvores chamadas de mastiche, na América do Sul, os incas e astecas tinham entre seus relatos o uso de resinas retiradas dos sapotizeiros.

chicle

A goma de mascar moderna nasceu através da intervenção de um ex-presidente mexicano que havia se exilado nos EUA, Antônio Lopes de Santa Anna. Certa feita ele sugeriu a Thomas Adams, um fotógrafo e inventor norte americano, que criasse um pneu formado pela resina do sapotizeiro. Após vários fracassos, Adams observou que Santa Anna costumava mascar a resina, e como possuía muito dessa resina, resolveu misturá-la com água quente e sová-la para deixa-la mais macia.

O primeiro lote de goma de mascar consistia em 200 unidades e foi vendida em uma farmácia em poucos dias, a partir de então o produto foi se popularizando. Com as guerras mundiais, o produto foi difundido mais ainda com a finalidade de reduzir o estresse do conflito. Com o final da guerra e a divulgação do hábito a empresa Adams se tornou a maior empresa de doces do mundo.

chiclete

Foi também durante a Segunda Guerra Mundial que passou-se a utilizar derivados do petróleo para a composição da goma base ao invés das resinas vegetais, a justificativa principal era porque as resinas vegetais eram mais caras.

Até a próxima!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre a goma de mascar

Por que a mistura Coca Cola e Mentos explode??

Porque a água do mar é salgada?

7 fatos que você deve conhecer sobre o Rio Amazonas

Fontes: Mundo Estranho, Folha de São Paulo, Superinteressante