Como surgiu o sabonete??

sabonete

 

Imagine como seria a sua vida sem a existência dessas pequenas barras de sabão cheirosas, que chamamos de sabonete, como seria uma reunião de negócios, um encontro amoroso ou uma primeira impressão para seu chefe sem a existência deles? Ainda bem que podemos contar com essa ajuda para nossa higiene, uma ajuda que nossos antepassados não possuíam. Mas afinal, como surgiu o sabonete??

O sabonete e sua origem

Tudo se iniciou na Fenícia, região onde hoje se encontra a Arábia Saudita, lá, por volta do ano 600 a.C. os habitantes começaram a misturar gordura animal com cinzas de madeira e água e obter uma mistura pastosa que servia para a retirada de gordura dos objetos e do corpo humano.

Mais de 1000 anos depois, os árabes inventaram o processo onde se misturava a gordura animal com óleos vegetais e soda cáustica, a esse processo foi dado o nome de saponificação. Ele tinha a grande vantagem de criar um produto sólido, que tinha o manuseio mais fácil que a pasta utilizada anteriormente. Apesar desse avanço, ainda não haviam sabonetes com cheiro.

sabonete

Foi somente durante o período de ocupação da Península Ibérica que os espanhóis tiveram a ideia de misturar o azeite de oliva para acrescentar cheiro a mistura.

Durante o período, o sabonete era caríssimo e assim, nem mesmo os nobres tinham condições de utilizá-lo em grande escala ou em todos os banhos. Chegava até a ser um presente que os soberanos davam mandatários de outros países. A produção não atingia grande escala, com pequenas manufaturas em algumas cidades europeias, por isso o produto era de grande luxo.

Apenas com a revolução industrial que se começou a produzir sabonetes em grande escala. Por isso, em vários lugares diferentes e o produto começou a ser introduzido nas classes mais baixas da população.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Fontes: Mundo Estranho, Saiba História, Fatos Desconhecidos