Conheça o incrível Salar de Uyuni

salar2

Conhecido como o maior deserto de sal de todo o nosso planeta, o Salar de Uyuni está localizado no sudoeste da Bolívia. Possui uma área de aproximadamente 12 mil km quadrados e está localizado próximo das cidades de Uyuni e Potosí, próximo da cordilheira dos Andes a uma altitude de 3600 metros.

O Salar de Uyuni  se formou através da evaporação da água dos lagos que existiam nessa região e esse processo resultou na paisagem do deserto de sal que vemos atualmente. Ele é coberto por alguns metros de uma crosta de sal que serve como uma fonte de sal, de cobre e de uma piscina de salmoura que é extremamente rica em lítio.  Para se ter uma ideia, o local contém de 50 a 70% das reservas mundiais de lítio. Acredita-se que o Salar contenha 10 milhões de toneladas de sal, das quais menos de 25 mil toneladas são extraídas anualmente.

salar-de-uyuni

Na maior parte do ano, o local fica seco e é possível observar o mar branco de sal até onde a visão consegue alcançar, para este passeio recomenda-se a utilização de óculos escuros  por que o branco do chão é tão forte que sem a proteção nos olhos fica difícil enxergar a paisagem. Caso você vá conhecer o Salar em uma época de chuva também irá se admirar com a paisagem, pois com água o deserto é como um espelho que reflete de uma forma incrível o céu e as nuvens.

Salar_Uyuni

O deserto de Uyuni é composto por aproximadamente 33 ilhas que são chamadas dessa forma por constituírem-se em pequenas elevações de terra cercada de sal, como todo deserto, a presença de vegetação e animais é bem precária porém, nessas ilhas, é comum ver a presença de cactos e de flamingos em determinadas épocas do ano, o que deixa a paisagem ainda mais encantadora.

Atá a próxima!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre o sal – 2

Por que é adicionado iodo ao sal de cozinha??

O que é o Sal do Himalaia??

Fontes: Guia Melhores Destinos, Casal Nômade, Viagem e Turismo, Sky Scanner, Viaje na Viagem, Quanto Custa Viajar