Conheça os misteriosos tremores da Lua

lua-1

Durante muitos anos, o ser humano acreditou que a Lua não possuísse atividade sísmica. Foi somente a partir do projeto Apollo que os cientistas da Nasa levaram até o nosso satélite alguns sismógrafos para realizar medições na superfície lunar. Mesmo com isso e com todo o avanço da nossa tecnologia a Lua ainda guarda interessantes segredos, entre eles estão os seus tremores. Vamos conhecê-los??

No locam se registram quatro tipos de tremores diferentes: por impacto de corpos celestes, devido a diferença térmica entre o dia e a noite causando a expansão e contração das rochas, tremores ocasionados por liberação de energia ocorrida em seu núcleo e tremores superficiais ocorridos com epicentro a até 300 quilômetros de profundidade.

lua 3

Estes últimos guardam um interessante segredo que não pode ser explicado já que a nossa Lua não possui placas tectônicas ativas que pudessem ocasionar os tremores que chegam até 5,5 graus na escala Richter.

Muitos teóricos da conspiração acreditam que tais tremores são causados pela existência de atividade na parte interna da Lua e que lá viveria uma civilização desconhecida pelos seres humanos. Outras pessoas acreditam que isso se deve a testes realizados por países que secretamente já pousaram no satélite.

terremoto2

A ciência tentou explicar tal fenômeno como sendo ocasionado pelas marés terrestres, Mas esta teoria foi deixada de lado quando se constatou que o fenômeno das marés interfere no satélite como um todo e os tremores são registrados em um ponto específico.

Um fato interessante sobre isso é que a NASA, ao realizar declarações sobre tal fenômeno, disse que quando ele ocorre e faz a Lua chega a soar como uma espécie de sino.

Até a próxima!!

Veja também: Asteroide que passou perto da Terra tinha lua própria

Você sabe que poluímos a Lua? Conheça o lixo lunar

Qual a importância da Lua para o planeta Terra?

Fontes: Mega Curioso, Ciência Online, Web Ciência