Crematofobia – Você tem medo de dinheiro??

  • por

Muitas pessoas possuem medos de situações e objetos diferentes. Só para exemplificar, já falamos aqui em nosso site da coulrofobia, o medo de palhaços e da afefobia, medo de ser tocado. Então, hoje vamos falar sobre uma fobia um pouco menos conhecida: a crematofobia ou, o medo de dinheiro. Então, venha conosco conhecer um pouco sobre esse assunto.

Medo de dinheiro??

A maioria das pessoas trabalha boa parte de sua vida buscando obter dinheiro para se sustentar ou garantir um bom padrão de vida para si e sua família. No entanto, a pessoa que possui a crematofobia tem um medo irracional de dinheiro, fugindo dele ou da simples ideia de possuir numerário ou dinheiro em sua conta bancária. Então, não pense que esse medo se manifesta apenas com com a ideia de obter cédulas ou moedas em suas mãos. Na verdade o crematófobo pode possuir medo de obter o dinheiro em qualquer de suas formas.

A origem do nome vem da expressão grega “khrema” o que significa dinheiro ou moeda e fobia que, como todos sabemos, significa medo.

Como grande inconveniente dessa fobia, existe a possibilidade de que a pessoa que a possui evite administrar seus próprios bens ou os administre de forma incorreta, podendo resultar em falência. Além disso, em casos mais graves, as pessoas chegam a realizar ações, mesmo que racionais, para se livrar o mais rápido possível de qualquer dinheiro que recebam.

Uma das faces dessa fobia, que não acomete a todas as pessoas, é o medo de tocar em dinheiro devido a impressão de que as cédulas ou moedas se encontram sujas e poderiam causar doenças. Essa face da fobia pode estar associada a outras como a misofobia – o medo de sujeira e contaminação.

Origens e tratamento

Em geral, como várias outras fobias experimentadas pelo ser humano, essa também pode possuir sua origem na infância devido a algum um evento traumático. Contudo, algumas pessoas tem essa fobia originada com a vida adulta e o início de responsabilidades ligadas ao dinheiro. Ademais, o tratamento é feito através de acompanhamento psicológico e exposição controlada aqueles itens que causam a fobia.

Mas não se esqueça: caso você tenha qualquer sintoma citado no artigo ou acredite ser acometido pela crematofobia, deve procurar auxílio especializado.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: Oneirofobia – Você tem medo de sonhar?? e Você tem medo de palhaços??

Fontes: Vivo Seu Dinheiro, A Mente Maravilhosa, Dicionário Online, Muito Cuirioso