Qual a origem do dia dos pais??

dia dos pais

Muitas pessoas acreditam que o dia dos pais é apenas mais uma data comercial criada para vender mais produtos. Isso não é verdade, historicamente, o dia dos pais foi criado no autêntico desejo de uma filha e homenagear o seu pai.

A história

O veterano da Guerra Civil Americana, William Jackson Smart, perdeu sua esposa, em 1898, quando ela dava à luz ao sexto filho do casal. A partir de então, enfrentou muitas dificuldades pra cuidar de toda família e criar seus filhos.

Depois de adulta, em 1909, sua filha Sonora Louise Dodd, ouvindo um sermão em homenagem às mães resolveu enviar uma petição à Associação Ministerial de Spokane, Washigton, Estados Unidos para que os pais fossem homenageados. Tal homenagem foi realizada no ano seguinte.

A partir de então, o feriado se difundiu para todos os cantos dos Estados Unidos, até que em 1924, o presidente Calvin Coolidge deu o seu apoio à ideia de um dia dos pais nacional. Mas foi apenas em 1966 que o presidente Lyndon Johnson declarou o terceiro domingo de Junho como dia dos pais.

No Brasil, a ideia de reservar um dia para os pais surgiu na década de 50, sendo que a primeira comemoração foi realizada em 14 de agosto de 1953. Posteriormente a comemoração foi transferida para o segundo domingo de agosto. No primeiro ano, a mídia promoveu um concurso que homenagearia o pai mais velho, o mais novo e o que tinha mais filhos. Ganhou um homem de 98 anos, um de 16 anos e um que tinha 31 filhos!

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Veja também: 7 fatos que você deve saber sobre Benjamin Franklin

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Fontes: History, Terra, Brasil Escola