Dois raios caem no mesmo lugar??

  • por

 

Provavelmente você deve conhecer um dos ditados populares mais difundidos pelas pessoas que diz que dois raios não caem no mesmo lugar. Normalmente, essa expressão quer dizer que algo não acontece duas vezes nas mesmas características, mas você já parou para pensar: Será que dois raios podem cair no mesmo lugar??

Dois raios podem cair no mesmo lugar??

O conhecido ditado popular é muito conhecido, mas não reflete a realidade. O que ocorre é que os locais onde caem raios, em geral atraem mais e mais descargas. Isso se dá pela forma como o fenômeno acontece e pode ser explicado de forma simples.

Porque ocorrem as descargas elétricas

Em geral, os locais de maior altitude acabam atraindo muitos raios e isso ocorre, pois a descarga elétrica busca o menor caminho para o solo e nesse caso, grandes árvores e estruturas altas construídas pelo homem são preferidas pelas descargas. Só para exemplificar, o monumento do Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, recebe aproximadamente 6 descargas por ano, até mesmo já teve que sofrer manutenções por conta das descargas elétricas que sofreu.

Por essa característica é importante também que não se fique em locais descampados pois, não havendo nada mais alto, nosso corpo pode funcionar como um para-raio e atrair descargas que podem ser fatais. Ademais, todos os anos, mais de cem pessoas morrem no Brasil por conta de descargas elétricas. Além disso, nosso país ainda possui a marca de maior número de descargas elétricas do mundo.

Aproveite que você já está conosco e veja mais alguns artigos de nosso site. Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre os raios

Você sabe o que são fulguritos?

O que são animais onívoros??

O que é hérnia de disco??

Fontes: Superinteressante, Terra, UOL, INPE