É perigoso usar celular no posto de gasolina??

celular1

Recentemente uma notícia bombástica circulou pelas redes sociais e através de emails e correntes em redes sociais por todo o Brasil com um vídeo mostrando um suposto incêndio causado por uma criança que jogava em um celular enquanto o carro era abastecido.

Todos nós já ouvimos essa história: alguém geralmente sem sobrenome, utiliza um aparelho celular em um posto de combustíveis e subitamente uma explosão ocorre e tudo vai pelos ares. Mas será que isso é possível de acontecer?? Vamos descobrir no artigo de hoje se utilizar o celular em um posto de combustíveis é perigoso ou tudo não passa der mais uma lenda urbana.

O vídeo do carro que explodia era verdadeiro, uma vez que o acidente havia ocorrido de verdade, mas não teria sido como a mensagem alarmante que o acompanhava dizia. O incidente permanece em investigação, mas no veículo havia apenas um casal, e nenhuma criança que supostamente estaria jogando no celular.

celular

Segundo especialistas é muito pouco provável que possa ocorrer uma explosão ou mesmo um incêndio devido ao uso de um aparelho celular no momento do abastecimento de um veículo seja com combustíveis líquidos ou mesmo GNV já que o aparelho celular não tem a capacidade de gerar a faísca necessária para a explosão.

Outro fator que deve ser citado é que nunca se registrou nenhum incêndio ou explosão em posto de combustíveis causado pelo uso de um aparelho celular ou smartphone em nenhum lugar do mundo.

posto

As origens de toda essa história remontam à década de 90 quando uma suposta comunicação proveniente da empresa petrolífera Shell alertava para o risco do uso desse tipo de aparelhos em postos de combustível, apesar da empresa negar a autoria de tal mensagem ela se difundiu como um rastilho de pólvora e gerou outras variantes da mesma história que são divulgadas vez por outra por redes sociais e grupos de mensagens instantâneas.

Claro que são necessários vários cuidados ao realizar o abastecimento de qualquer veículo e obedecer às instruções contidas nos cartazes e avisos presentes no local para evitar acidentes.

Até a próxima!!

Veja também: É verdade que os sapos transmitem verrugas??

É verdade que o chocolate causa acne??

É verdade que a margarina tem apenas uma molécula a menos que o plástico??

Fontes: Superinteressante, E-Farsas, UOL, Brasil Postos, Adaptive, G1