E se a Alemanha tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial??

hitler6

Esse é uma dúvida que martela a cabeça de muitas pessoas ao redor do mundo: O que teria acontecido se a Alemanha tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial??

Bem, é uma questão realmente difícil de ser respondida já que a história não é escrita com suposições, entretanto, vários especialistas acreditam que se Hitler vencesse a Segunda Guerra Mundial, não iria parar apenas no Lebensraum, ou espaço vital para o povo alemão que citou durante o período em que estava na prisão, por invasão ou por influência, tudo indica que o líder alemão tentaria dominar terras mais distantes.

Alguns especialista acreditam que se a URSS e o Reino Unido caíssem, os países pertencentes ao eixo e seus aliados dominariam toda a Europa, boa parte da África, da Ásia e Oceania. Outros países continuariam a existir, mas seriam influenciados e estariam voltados para os interesses Alemães.

No território diretamente controlado pela Alemanha, existiriam classes de pessoas, os arianos seriam o topo da pirâmide, enquanto outros povos se dividiriam entre os que seriam comandados e teriam que se contentar com o seu destino e aqueles que seriam eliminados. Existiriam várias leis raciais que segregariam as pessoas de acordo com as suas raças e casamentos entre arianos e não arianos seriam proibidos.

300px-N&SAmerica-pol

Devido a distância, acredita-se que apenas o continente americano estaria a salvo das ordens do Fuhrer, entretanto, mesmo aqui, alguns países obedeceriam as suas ordens e poderiam ocorrer conflitos regionais entre os países.

Hitler condecorando

Hitler não sobreviveria por muito tempo ao seu império, já que sua idade não permitiria continuar no poder muito além dos anos 50. Outros liderem mais ou menos amados pelo povo alemão poderiam sucedê-lo, mas isso seria o início do fim.

Não teria ocorrido a Guerra Fria, ela não teria espaço, pois com os Estados Unidos derrotado ao final da Segunda Guerra Mundial, o que ocorreria alguns anos mais tarde, caso o governo alemão não tivesse mudado a sua política, ocorreria em seu lugar uma guerra de verdade, desta vez apenas entre a Alemanha e os Estados Unidos, com milhões de mortos e provável uso de armas nucleares em larga escala.

bomba-atomica

Após a guerra, independente de quem seria o vencedor, o mundo entraria em colapso, vários países se dividiriam e entraríamos em uma época de governos ditatoriais, cerceando liberdades de imprensa e de expressão, esse seria um duro golpe para a imprensa e a internet. Falando em internet, as ditaduras cerceariam o seu acesso de forma dura e existiriam países extremamente fechados, onde o povo não teria direito a acessar a rede.

Muitos especialistas acreditam que com a guerra em larga escala, provavelmente, estaríamos hoje no que foi a década de 60, recém-liberados da influência Alemã, que teve o seu poderia enfraquecido devido a uma guerra extremamente destrutiva, os poucos sobreviventes teriam que reconstruir o mundo arrasado pela guerra, mas ao mesmo tempo com grandes lutas contra ditaduras instaladas por todos os lados.

muro1

O capitalismo e o socialismo teriam seu embate no final da década de 90, início de 2000, e se estenderia por alguns anos adiante, criando um clima de tensão global que conhecemos historicamente como guerra fria. Muitos países que não tiveram a oportunidade de implantarem o socialismo teriam sua chance.

Ou seja, o mundo seria muito diferente de hoje. Hitler e o nazismo não durariam para sempre, mas as marcas que deixariam na história seriam muito mais profundas do que as que deixaram.

Até a próxima!!

Fontes: Superinteressante, História Zine, BBC, Segunda Guerra, El Pais, O Tempo