É verdade que na Lua ocorrem terremotos??

lua-1

As atividades sismológicas em nosso planeta são potencialmente mortais e podem causar destruição e pânico além de bilhões em prejuízo. Mas você já deve ter ouvido falar que ocorrem terremotos também em nosso satélite. Será que isso é verdade??

Durante a missão Apollo, a Nasa deixou na lua alguns sismógrafos com o objetivo de mapear qualquer tipo de atividade que ocorresse na crosta lunar e para surpresa dos cientistas foi constatado que a lua realmente registra terremotos ocasionais que duram até mesmo uma hora e podem chegar a medida de até 5,5 graus na escala Richter.

terremoto2

Notadamente, são registrados quatro tipos de tremores diferentes, alguns pelo Impacto de massas com a Lua, como por exemplo os asteroides. Outro tipo de tremor se origina pela diferença de temperatura entre os dias e as noites, expandindo e contraindo as rochas.

O terceiro tipo que se origina a aproximadamente 1000 quilômetros de profundidade e estranhamente parece surgir do mesmo ponto, ou seja, possuir sempre o mesmo epicentro. Ao que tudo indica esse tipo de tremor ocorre pois nessa profundidade existe a transição entre as camadas sólidas e o magma do núcleo da Lua, e ao que parece ele ocorre devido à liberação de energia no local.

lua núcleo

O quarto tipo de tremor ocorrido na lua ainda é um mistério para os cientistas já que se origina a aproximadamente 300 km de profundidade. Esse tipo de tremor é misterioso pois a Lua não tem atividade de placas tectônicas. Esses sismos cheiram a registrar uma média de 4 graus na escala Richter.

Na verdade, esse quarto tipo de tremor é um dos maiores mistérios que podem ser citados quando se fala na Lua e nos dias atuais, vários pesquisadores se debruçam sobre a questão na esperança de descobrir a sua resposta.

Até a próxima!!

Fontes: Mega Curioso, Web Ciencia, Ciência Online