É verdade que os espelhos atraem raios??

raio_INPE

A história de que os espelhos atraem os raios é uma das mais conhecidas sobre as tempestades e os raios, é muito comum que lembremos de nossas avós correndo para cobrir ou virar espelhos ao contrário quando se aproximava a chuva. Mas será que isso é verdade?? Vamos conhecer a resposta no artigo de hoje.

Na verdade esse é mais um mito espalhado ao longo dos anos. Na época em que as pessoas não entendiam direito o que era a energia gerada por um raio e costumavam ter crenças baseadas naquilo que observavam.

raio

Estudiosos afirmam que essa história provavelmente vem do período medieval no qual haviam grandes espelhos com molduras metálicas que faziam com que a energia se propagasse por dentro das casas no caso de um relâmpago. Outra possível origem de tal história é o fato de que quando ocorre o relâmpago a luz que se propaga é tão forte que ao se refletir no espelho parece estar vindo dele ou ter sido atraído por ele.

raio

De qualquer forma, outras recomendações que são dadas durante as tempestades são verdadeiras e devem ser seguidas, como por exemplo: Se afastar de objetos altos como chaminés, postes ou árvores, principalmente se elas estiverem isoladas, já que estruturas mais altas atraem os raios, que buscam o caminho mais curto para o solo.

Outra recomendação interessante é que não se deve portar objetos metálicos grandes como tacos de golfe, tripés ou varas de pesca, nem circular em veículos abertos como tratores, motocicletas ou bicicletas durante os períodos de tempestades.

Até a próxima!!

Aproveite e veja também: Dois raios caem no mesmo lugar??

7 fatos que você deveria conhecer sobre os raios

Os cães podem prever as tempestades?

Você sabe o que são fulguritos?

Fontes: Revista Galileu, ELAT, Superinteressante, O Imparcial, Hoje em Dia, UOL, Tempo João Pessoa,