É verdade que os lemingues cometem suicídio??

Lemingues-1

Você já ouviu falar sobre os lemingues?? Um pequeno roedor encontrado geralmente na região da Escandinávia e que tem a triste fama de cometer suicídio em massa durante as suas migrações?? Mas será que essa história de animal suicida é verdade ou somente mais uma simples lenda urbana que cresceu ao longo do tempo??

Bem, bem, não é bem assim. Os lemingues realizam a sua migração anual quando a população cresce demais e ocorre falta de comida, a partir de então, eles a iniciam em geral nos meses quentes. Esse movimento migratório em busca de alimentos leva milhares de indivíduos a grandes distâncias, como os grupos são enormes e o seu deslocamento não é muito organizado, sendo que muitas e muitas vezes os indivíduos acabam se precipitando em rios e lagos ou se dirigindo para penhascos despencando no mar.

Ou seja, durante o movimento em busca de alimento, ocorrem inúmeros acidentes que levam muitos do animais à morte, mas de nenhuma forma eles se precipitam em rios ou penhascos de forma deliberada.

Carl_barks

Carl Barks, “O Homem dos Patos”

Mas então, de onde vem o mito dos lemingues que cometem suicídio?? Ele vem de muito tempo, mas quem o popularizou foi Carl Barks, ilustrador da Disney, que criou a história em quadrinhos “O Lemingue com o Medalhão”, em 1955. Nesta HQ, o Tio Patinhas e seus sobrinhos buscavam um único lemingue entre milhões, essa busca ocorria pois esse único animal possuía a sua moeda número 1 em forma de um medalhão em seu pescoço.

Até a próxima!!

Veja também: É verdade que: O navio Cotopaxi reapareceu?? e também A morte de Elvis Presley – verdade ou farsa??

Fontes: Mundo Estranho, List 10, Mundo Estranho, El Pais