O que é o efeito placebo??

remédios 2

A nossa mente é muito poderosa e às vezes somente poder da auto sugestão permite que alguns fatos impressionantes aconteçam. Uma dessas situações é o chamado efeito placebo. Mas você sabe o que ele é ou como ocorre??

O que é efeito placebo??

remédios

O placebo é uma substância que não tem qualquer propriedade farmacológica mas que é administrada a uma pessoa ou grupo de pessoas como se tivesse as mesmas propriedades terapêuticas de um remédio real. Ou seja, o Placebo tem aparência de um tratamento médico real mas não é.

Normalmente, uma pessoa que fosse tratada com um placebo não teria nenhuma resposta positiva ou negativa em relação à enfermidade que se objetiva tratar. Normalmente esse placebo é utilizado para pesquisas científicas envolvendo novos medicamentos em que um grupo é tratado com o placebo e outro com o medicamento real e a partir de então se observam os resultados.

Então o efeito placebo é quando alguma das pessoas que receberam apenas o placebo tem alguma melhora em relação a enfermidade que possuía ou mesmo algum efeito colateral que se esperava do remédio real.

Mas por que isso acontece??

Efeito Placebo

Apesar de muitos estudos, não há uma explicação definitiva do porque isso acontece. Uma das teorias mais comuns que tentam explicar o efeito placebo é a de que o simples ato de ingerir uma cápsula ou ter algum medicamento ministrado no corpo faz com que algumas pessoas se condicionem em acreditar que estão melhorando. Só isso já seria o suficiente para fazê-las sentirem os efeitos do suposto remédio.

Da mesma forma, se o cérebro se concentra nos efeitos colaterais que aquela medicação pode trazer, ela pode até mesmo chegar a senti- los.

Pesquisas também mostraram que determinadas características do medicamento podem influenciar no condicionamento do indivíduo. A cor das pílulas, a suposta marca do placebo, seu preço ou até mesmo o país onde o medicamento é ministrado.

Outros testes mostraram que o placebo pode funcionar mesmo que o indivíduo saiba que se trata de um medicamento que não é real. Isso pode ser observado em alguns testes científicos realizados com pacientes que mesmo após serem informados de que haviam ingerido medicamentos falsos, permaneceram relatando efeitos positivos ou negativos de seu uso.

Uma curiosidade sobre o efeito placebo: ele foi observado pela primeira vez durante o século 18 mas as suas implicações fisiológicas só foram compreendidas a partir da década de 70.

Até a próxima!!

Veja também: 7 benefícios da maçã para a sua saúde

O que é hérnia de disco??

É verdade que a pimenta causa úlcera??

Roy Sullivan – o homem atingido 7 Vezes por raios

Curta a nossa fanpage no facebook!!

Fontes: Hypescience, Vix, Hiper Cultura, Tua Saúde, Proteste, Jornal Contábil