É verdade que comer espinafre aumenta a força??

  • por

Uma das imagens dos desenhos animados mais conhecidas se dava quando o marinheiro Popeye comia uma lata de espinafres e desenvolvia imediatamente músculos que o faziam vencer alguma luta. Você deve lembrar disso de forma nítida. Mas, será que essa história é verdadeira e o espinafre aumenta a força de quem o come ou seria apenas mais um mito??

Nem sim, nem não

Apesar de estudos descobrirem que o espinafre realmente possui um componente que ajuda os seres humanos a desenvolverem musculatura, ele não ocorre devido ao mesmo motivo relatado pelo marinheiro Popeye.

Mas calma aí, vamos explicar. Durante a época do desenho Popeye, acreditava-se que o Ferro que se encontrava presente nos alimentos poderia contribuir para o aumento da massa muscular. Mais recentemente, uma pesquisa realizada pela Universidade de Leuven, na Bélgica, chegou à conclusão de que o espinafre possui nitrato e que consumir essa substância pode auxiliar seus músculos de forma a aumentar sua resistência e força. Claro que não vai acontecer de forma imediata e sem esforço, mas aí já seria querer demais, não é verdade??

Então, em resumo, realmente o espinafre aumenta a força do indivíduo que o come. Contudo, isso ocorre por motivo diferente do mostrado no desenho Popeye e alguns outros alimentos também podem ter o mesmo efeito, por possuírem a mesma substância.

Caso você não queira seguir o conselho de Popeye mas mesmo assim queira fazer bonito na musculação, outros vegetais também possuem esse mesmo componente. Entre aqueles citados na pesquisa se encontram: beterraba, couve, alface e outros vegetais verdes folhosos.

Além disso, um outro estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Washington chegou à conclusão de que o suco de beterraba que, como dissemos, é um vegetal que também contém nitrato em sua composição, aumentou a força muscular em pessoas com insuficiência cardíaca.

Origem dessa história

Ao contrário de muitos outros mitos que já tratamos aqui, essa do espinafre e da força que ele proporciona tem a sua origem identificada. Ela foi criada por Elzie Crisler Segar, o criador do personagem Popeye e remete a histórias de sua infância. De acordo com sua biografia, quando jovem, ele ouvia histórias interessantes e conselhos de um velho marinheiro escocês para que comesse espinafre com o objetivo de ficar forte.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: A margarina foi criada para alimentar Perus??É verdade que os seres humanos só usam 10% do cérebro??

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): G1, UOL, Terra, Superinteressante, Vida e Saúde, Sociedade da Mesa