O governo não faz mais dinheiro para pagar as contas??

 

dinheiro

O governo gasta muito e todos os anos surgem notícias de que os balanços não irão fechar e que faltará dinheiro para a saúde, educação ou segurança. Mas sendo assim, por que o governo não imprime mais dinheiro para pagar as suas contas??

O governo e o dinheiro

É algo interessante, afinal o governo tem a casa da moeda, com suas prensas e toda a estrutura para realizar a impressão do dinheiro que necessita, e o melhor de tudo, podendo obter lucro em relação ao que gastaria a cada nota impressa em relação ao seu valor, ficaria difícil imaginar por que não, não é verdade? Mas o governo lançaria o país em uma grave crise caso fizesse isso.

Quando imprime mais dinheiro do que o crescimento da economia permite, o excesso de moeda em circulação faz com que haja inflação. Com isso, ao invés de melhorar a economia de um país, a medida acaba por deteriorar seriamente o frágil equilíbrio monetário.

dinheiro2

Essa situação já aconteceu no Brasil no final do século XIX, na transição entre o império e a república, o governo brasileiro resolveu imprimir mais dinheiro do que a economia permitia, para aquecê-la e dinamizá-la. Tal medida se iniciou por ordem dos ministros da economia da época, isso foi uma das causas da crise que foi conhecida como o encilhamento.

Portanto, hoje em dia, a casa da moeda imprime dinheiro quase só para substituir cédulas que não podem circular por estarem velhas, rasgadas ou riscadas.

Ademais, a casa da moeda do Brasil fica no Rio de Janeiro e faz, além do nosso dinheiro, encomendas de papel moeda e moedas metálicas de outros países, selos fiscais e diplomas e pode ser visitada pelo público em geral.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Veja também: Por que água e óleo não se misturam?? 

Quantos metros de vasos sanguíneos temos no corpo??

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Fontes: Mundo Estranho, Terra, Casa da Moeda, UOL