O que é a guarda Suíça??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

562314541

Você já deve ter ouvido falar da Guarda Suíça, composta por soldados de chamativos uniformes e que tem como missão proteger o papa. Mas você sabe o que ela é ou porque ela é chamada assim?? conheça hoje um pouco sobre a Guarda Suíça.

A história da Guarda Suíça se inicia de forma não tão nobre. Inicialmente, devemos dizer que a Guarda Suíça era formada por um grande grupo de mercenários suíços e que lutava por várias nações diferentes em troca de dinheiro. A guarda Suíça do Vaticano por sua vez, foi criada em 1506, atendendo a um pedido do Papa Júlio II. Logo após a sua criação, a organização se tornou o exército do Vaticano, com várias formações e quantidade de homens durante os períodos de sua existência, respondendo pela segurança do papa e participando de batalhas para a defesa do Sumo Pontífice.

papa-francisco-guarda-suica

Atualmente, seus integrantes são todos cidadãos suíços contratados por dois anos, podendo tal contrato ser renovado até o limite de 20 anos. Os soldados devem manter o celibato, enquanto os homens pertencentes às patentes superiores podem se casar. Os homens devem possuir o equivalente ao ensino médio e no mínimo 1,74 m de altura.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as tropas trocaram suas armas brancas por fuzis, por precaução contra uma possível invasão que pudesse ser iniciada pela Alemanha nazista, que a partir de 1943, ocupou a Itália. Relatos dizem que o Papa Pio XII deu ordens à sua guarda, de que não deveriam derramar sangue em sua proteção em caso de uma invasão.

O chamativo uniforme da tropa, em três cores: vermelho, azul e amarelo foi desenhado por Jules Repond, comandante da tropa entre 1910 e 1921 a partir de um modelo criado pelo pintor Raffaello. As principais atribuições dos homens da guarda Suíça nos dias atuais incluem a proteção ao papa, a proteção aos chefes de estado que visitam o vaticano.

Até a próxima!!

Fontes: Roma para Você, DN, Swiss Info, Megacurioso