Por que é adicionado iodo ao sal de cozinha??

  • por

Você já deve ter visto nas embalagens de sal de cozinha que o produto se chama sal iodado. Mas você sabe o porquê do sal receber iodo em sua composição?? Então, vamos ver hoje: Por que é adicionado iodo ao sal de cozinha??

O iodo e o sal de cozinha

O iodo é adicionado ao sal de cozinha em vários países, para conter uma série de doenças que são derivadas de sua deficiência, sendo a mais comum o bócio. No Brasil, a obrigatoriedade de se incluir iodo (em nosso país é incluído o iodato de potássio) vem de uma lei de 1953. O procedimento é realizado diretamente pelas empresas que refinam e vendem o sal e é fiscalizada pelos órgãos públicos. Na época em que se iniciou a iodização do sal, os órgãos de saúde brasileiros estimavam que aproximadamente 20% da população do país possuía bócio.

O iodo é fundamental para o funcionamento de vários órgãos de nosso corpo, principalmente da tireoide, atuando diretamente na sintetização de hormônios responsáveis pelo metabolismo e pelo crescimento.

Infelizmente, essa inclusão acabou causando efeitos indesejados devido a quantidade de sal ingerido pela população. Estudos afirmam que, em excesso, o iodo causou uma epidemia de tireoidite de Hashimoto, e isso fez com que a quantidade de iodo no sal fosse gradativamente reduzida ao longo dos anos.

Este é um artigo que envolve saúde humana e por isso, nunca é demais lembrar que não somos médicos. Por certo, caso você tenha algum sintoma, deve procurar um médico para buscar assistência.

Aproveite e veja também: 7 benefícios da maçã para a sua saúde e 7 fatos que você deveria conhecer sobre o sal

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Fontes: Alunos Online, Saber Atualizado, ID Med, Fatos Desconhecidos