Kangbashi – a cidade fantasma mais moderna do mundo

  • por

Em nosso site, já falamos um pouco sobre várias cidades fantasmas ao redor do mundo, como a radioativa Pripyat ou a brasileira Fordlândia. Assim sendo, vamos falar de uma cidade fantasma muito moderna que foi construída há poucos anos com o objetivo de ocupar o interior da China. Então, conheça a história da cidade fantasma de Kangbashi.

Kangbashi

A cidade de Ordos fica localizada na região da Mongólia Interior, no norte da China e seu território fica próximo do deserto de Ordos. Nessa cidade residem aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, e é nos arredores dela cidade que fica um centro urbano conhecido como Kangbashi, que segundo os planos dos promotores imobiliários chineses deveria se tornar uma espécie de Dubai chinesa.

A aglomeração urbana foi projetada e construída para abrigar uma população de mais de 1,3 milhão de habitantes, com a inovação e as comodidades vistas apenas nas cidades mais modernas do mundo. Mas os planos não deram certo.

Crédito: JuhaOnTheRoad / Visual hunt / CC BY-NC-SA

A cidade vazia

O projeto foi iniciado em 2003 e, passados mais de 15 anos, dos mais de um milhão de residentes que a cidade teria, apenas 20 mil resolveram confiar no projeto. Assim sendo, o que se vê por lá são prédios, apartamentos e ruas vazias. Com o passar do tempo mesmo alguns residentes que haviam se mudado para lá resolveram deixar a cidade para não ficar sozinhos.

Credita-se o fracasso do projeto principalmente ao fato de que vários investidores, insatisfeitos com atrasos sucessivos nas obras, resolveram retirar seu apoio e vários prédios acabaram ficando pela metade. Outro fato que é muito citado foram os financiamentos contraídos pelas construtoras e promotores imobiliários que não foram pagos, inviabilizando os projetos.

Crédito: Bert van Dijk / Visualhunt / CC BY-NC-SA

Com o passar do tempo, aqueles projetos que haviam sido terminados, tentaram atrair moradores reduzindo seus preços. Alguns imóveis passaram a ter o preço de 1/3 do que era cobrado inicialmente.

Obras paradas e a esperança

Por todos os lados podem ser vistos canteiros de obras, materiais de construção e guindastes de grande porte mas, quase todas as obras se encontram totalmente paradas. Em vários outros pontos podem ser vistos vários monumentos dignos de uma grande cidade, mas sem ninguém para apreciá-los.

Muitas pessoas ainda acreditam que este pedaço do território chinês pode voltar a atrair investimentos e pessoas interessadas em residir nele e continuam com seus negócios, mesmo que sem clientes, ou torcendo para que um dia ela se torne a cidade para qual foi construída.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: Pyramiden, a cidade fantasma do gelo7 fatos que você deve saber sobre a Cidade do México

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): The Bohemian Blog, Segredos de Viagem, Globo, BBC, Visual Hunt