Como o leite em pó é fabricado??

 

leite-em-po (1)

O leite em pó é um alimento versátil e muito utilizado pelas suas vantagens. Mas muitas pessoas possuem uma dúvida ao ver um saco ou lata de leite em pó: como se fabrica o leite em pó??

Ralar o leite congelado?

Não, a resposta não está naquela antiga piada que diz que para fabricar leite em pó deve-se congelar o leite e em seguida ralar. É um processo industrial muito controlado e extenso que faz com que o leite líquido se transforme em um alimento versátil e consumido em todo o mundo, com a vantagem de durar muito mais do que o leite líquido.

O primeiro passo se inicia ainda nas propriedades rurais, com a busca de matéria prima de qualidade e a realização de investimentos na saúde dos animais e em ordenha mecanizada.

vaca

 

Também existe uma grande preocupação com o transporte, em parte, devido aos problemas que ocorrem em tal etapa, com a higiene que se deve dispensar, com a ausência de contato humano e para evitar fraudes que ocorrem em muitas ocasiões devido a adição de produtos para aumentar seu volume.

Na indústria

Após a sua chegada à indústria, o produto passa por testes que verificam a sua sanidade e qualidade. Então, depois disso, vai para a industrialização propriamente dita, através do processo de padronização.

leite-em-po

Contudo, precisamos entender que o processo de padronização não é próprio do leite em pó, na verdade, o leite passa por ele. Já que é a partir de tal processo que são processados os leites integral, desnatado e semidesnatado. Em seguida, o leite é aquecido a 45 graus e através de uma centrifugação, a gordura presente em sua composição é retirada. Mas ela não desaparece, o próximo passo é reintroduzi-la no produto a porcentagem de 26% no leite integral ou 0% no caso do desnatado.

A fase seguinte é a pasteurização que elimina micro-organismos que estão presentes no leite. Depois disso, o leite passa pela fase de concentração, na qual o liquido perde água e se transforma em uma pasta parecida com o leite condensado.

leitepo2

Em seguida vem a fase da secagem: as partículas provenientes da ultima etapa são borrifadas em uma câmara onde circula um jato de ar de 180º C. Dessa maneira, essa etapa encerra o processo de fabricação do leite em pó.

Depois disso, o alimento ao ser misturado com água, pode render até 7 litros com cada quilo de leite em pó.

Até a próxima!!

Veja também: Os alimentos demoram 5 segundos para se contaminarem quando caem no chão??

O que são as fibras alimentares??

Fontes: Mundo Estranho, Manual do Mundo, Você Sabia?, Portal Lácteo, Gente e Mercado, CPT