A lenda da Vitória-Régia

  • por

Vamos conhecer a lenda da Vitória-Régia. Crédito: Vitória Tavares

A cultura popular brasileira é muito rica e através de várias histórias contadas através dos tempos foi se perpetuando ao longo dos séculos. Então, no artigo de hoje vamos contar a lenda da Vitória-Régia, uma história oriunda da mitologia indígena.

A Vitória Régia

Toda a lenda da Vitória-Régia se inicia com uma índia chamada Naiá que,de acordo com a história, era uma jovem muito bonita e estava apaixonada por Jaci, a lua. Segundo as histórias contadas na aldeia, Jaci era um Deus que namorava as jovens mais lindas da aldeia e as levavam consigo ao final da noite transformando-as em estrelas.

Os anciãos da aldeia costumavam dizer para Naiá que a sua paixão pela lua era perigosa, já que nem uma jovem que namorasse Jaci poderia retornar. No entanto, a paixão crescia ainda mais até que chegou o momento que Naiá deixou de se alimentar para passar todo o tempo admirando a lua. Assim sendo, todas as noites a jovem saia da aldeia para admirar a lua e aguardar o momento em que Jaci a escolheria. Quando a lua chegava na linha do Horizonte, Naiá saía correndo na esperança de alcançá-la, e repetia essa busca noite após noite.

O encontro com Jaci

Segundo a lenda, em uma noite clara, a jovem viu o reflexo da lua nas águas de um lago e sentiu a oportunidade de alcançar o seu objetivo lançando-se na água. O plano não deu certo e ela acabou se afogando. Jaci ficou com pena do esforço de Naiá e a transformou em um dos símbolos mais famosos da região do Amazonas: a Vitória-Régia. Por isso que ela só abre as suas pétalas durante as noites de lua.

Essa lenda tem suas origens nas tribos tupis-guaranis o que viviam no norte do Brasil no período anterior à chegada dos portugueses em nosso território. Passou a fazer parte de nosso folclore escrito tempos depois dos contatos entre os indígenas brasileiros e os europeus que haviam chegado ao novo continente.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre a Amazônia – 2

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): Só História, Toda Matéria, UOL, Brasil Escola